
A ministra interina de Portos e Aeroportos (MPor), secretária-executiva Mariana Pescatori, abriu nesta quarta-feira (14) a Reunião Ministerial de Transportes do Brics, que ocorre sob a presidência do Brasil, destacando a importância da união de esforços entre as nações que compõem o bloco para promover soluções de transporte sustentáveis, inclusivas e inovadoras.
Representando o ministro Silvio Costa Filho, que acompanha nesta semana o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem à China, Pescatori presidiu a reunião e conduziu os trabalhos em conjunto com os ministérios dos Transportes e das Cidades do Brasil e com a contribuição técnica das agências reguladoras Anac e Antaq.
Segundo a ministra interina, a reunião de hoje, no Ministério de Relações Exteriores, é um marco significativo dos esforços que vem sendo realizados por todos os integrantes do Brics. Atualmente, o bloco é composto por 11 países-membros: os cinco fundadores — África do Sul, Brasil, China, Índia e Rússia — e os seis novos integrantes: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
“Nos últimos meses, trabalhamos em estreita colaboração com todos os Estados-membros para promover uma agenda construtiva e voltada para o futuro, centrada em áreas prioritárias de interesse comum”, disse Pescatori em seu discurso de abertura, ressaltando que os trabalhos do grupo foram guiados pelos princípios de responsabilidade climática e integração da infraestrutura, defendidos pelo Brasil na presidência do Brics.
“A gente atuou em cinco frentes principais para fechar uma declaração ministerial das nossas intenções em relação à infraestrutura sustentável e resiliente, da parte de descarbonização de portos e também de transporte marítimo, de combustível sustentável e conectividade da aviação. Também atuamos na parte de mobilidade urbana, principalmente junto ao Ministério das Cidades, e na nossa aliança para transportes e logísticas sustentáveis”, resumiu a ministra interina.
Entre as principais entregas do grupo, estão:
- Promoção de Infraestrutura Sustentável e Resiliente, incluindo a proposta de criação do Instituto Brics para Transporte, Mobilidade e Logística Sustentáveis (BISTML) – uma plataforma para fomentar a inovação, compartilhar boas práticas e enfrentar os desafios da infraestrutura com soluções alinhadas ao clima;
- Avanço da Mobilidade Urbana Sustentável, com foco na transição para energias limpas, renovação de frotas de transporte público e expansão de sistemas de metrô e ferrovias, incluindo a cooperação subnacional e o intercâmbio de conhecimento;
- Compromisso com descarbonização do transporte marítimo, evidenciado pela entrega de um Compêndio de Boas Práticas dos BRICS, que consolida experiências nacionais na redução de emissões em portos e corredores marítimos;
- Reconhecimento do papel estratégico dos Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF) e da conectividade aérea, como elementos fundamentais para fortalecer os intercâmbios entre povos e a integração regional;
- Lançamento da Aliança Internacional de Logística dos Brics, com o objetivo de promover a cooperação público-privada e ampliar a integração logística em nossas regiões.
“Essas iniciativas refletem nossa convicção de que o transporte não é apenas um vetor de desenvolvimento econômico, mas também uma ferramenta para promover a equidade social e a sustentabilidade ambiental”, afirmou Pescatori, agradecendo o engajamento construtivo de todas as delegações. Finalizando sua fala, ela enfatizou a importância de assegurar a continuidade das iniciativas lançadas sob a presidência brasileira.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Fonte: Portos e Aeroportos