Ministra Luciana Santos participa de Reunião dos Chefes das Agências Espaciais do BRICS

Foto: Luara Baggi

A ministra Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), participou hoje (29/04), em Brasília, da reunião dos Chefes das Agências Espaciais do BRICS. O encontro é de extrema importância para o fortalecimento da cooperação técnico-científica entre os países membros, com destaque para a importância do espaço para o desenvolvimento sustentável e a necessidade de ações conjuntas para enfrentar os desafios globais.

Luciana Santos enfatizou a relevância do encontro e o papel do MCTI na promoção da cooperação espacial. “A definição das prioridades e entregas desse grupo de agências espaciais também busca retratar a visão da presidência brasileira no BRICS. Reduzir as assimetrias intra-BRICS na cooperação espacial através da cooperação descentralizada e aberta e garantir a sustentabilidade do espaço para a Terra e da Terra para o espaço são ações prementes que requerem o fortalecimento das nossas coordenações com os demais países do Sul Global”, declarou a ministra.

A importância do BRICS no cenário mundial e o papel fundamental da cooperação espacial para enfrentar os desafios globais foi enfatizado pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon. “Os BRICS representam um grupo muito importante em termos populacionais e econômicos no mundo. A participação de todos esses países em um grupo unido gera uma importante capacidade de influenciar nas decisões mundiais”, afirmou. Ele destacou ainda a relevância da área espacial para a observação de mudanças climáticas, desastres naturais, transição energética e telecomunicações.

A presença da ministra Luciana Santos no evento reforçou o compromisso do Brasil com as questões espaciais e a contribuição do país para as grandes decisões globais. As discussões durante o encontro abordaram a institucionalização do grupo, incluindo a viabilidade do estabelecimento de um BRICS Space Council, iniciativa alinhada à prioridade da Presidência Brasileira de fortalecer a coesão e a eficiência do BRICS.

Em sua fala, a ministra Luciana Santos destacou o momento histórico e desafiador para a humanidade, no qual a sobrevivência do planeta está em jogo. “É justamente a ciência, a tecnologia e a inovação, incluindo a área espacial, que, associadas aos saberes de outras esferas, poderão fornecer as melhores respostas e caminhos”, afirmou.

Representantes de outros países do BRICS também expressaram seu compromisso com a cooperação espacial. Li Guoping, secretário-geral da Administração Espacial Nacional da China, reafirmou a convicção de que “os países do BRICS possuem força significativa para influenciar a ordem internacional”, disse.

Já Henok Seifu Merid, da Embaixada da Etiópia, país que recentemente ingressou no bloco, enfatizou a importância da cooperação em ciência e tecnologia para impulsionar o progresso das iniciativas do BRICS. “Acreditamos que esses esforços nos conduzirão a uma governança global mais inclusiva e sustentável”, disse Merid, manifestando o engajamento do país africano com a agenda espacial do BRICS.

O encontro em Brasília sinaliza um avanço importante na colaboração espacial entre os países do BRICS, com o potencial de gerar benefícios significativos para o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável não apenas dos membros do bloco, mas para o Sul Global.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação