Ministro André de Paula visita Embrapa e destaca importância da pesquisa agropecuária

O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, realizou, nesta quinta-feira (9), uma visita institucional à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o objetivo de conhecer mais profundamente a estrutura, os projetos e o papel estratégico da empresa para o desenvolvimento do agro brasileiro.

Durante a agenda, o ministro foi recebido pela presidente Silvia Massruhá e pela diretoria da empresa, que apresentaram um panorama geral das ações conduzidas pela instituição, que celebra 53 anos de atuação.

Criada em 1973, a Embrapa nasceu a partir de uma estratégia de Estado voltada ao investimento em ciência e tecnologia para impulsionar a agropecuária nacional. Ao longo de sua trajetória, a empresa se consolidou como referência mundial ao desenvolver soluções inovadoras para a agricultura tropical.

“O sucesso da agropecuária brasileira está diretamente ligado à decisão estratégica de investir em ciência e tecnologia para a criação da Embrapa”, destacou o ministro. Ele também reafirmou o compromisso da atual gestão com o fortalecimento da empresa. “Fiz muita questão de que um dos primeiros passos dessa nova gestão fosse aqui na Embrapa. Se a gente quer entender o sucesso do agro brasileiro no mundo inteiro, é preciso compreender o que foi construído ao longo desses 53 anos. Quero reafirmar a prioridade que a Embrapa tem na minha gestão, com o fortalecimento do orçamento e das ações desenvolvidas”, afirmou.

O ministro ressaltou ainda o impacto direto da atuação da empresa na vida dos brasileiros. “A Embrapa transforma a vida das pessoas no campo em todo o país. No semiárido pernambucano, por exemplo, o desenvolvimento da fruticultura está diretamente ligado às tecnologias geradas pela empresa”, completou.

A presidente Silvia Massruhá agradeceu a visita e reforçou a importância da parceria institucional com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). “Em nome dos mais de 8 mil empregados da Embrapa, damos as boas-vindas ao ministro. Estamos ansiosos para recebê-lo em nossas 43 unidades de pesquisa espalhadas pelo Brasil, para que possa conhecer de perto o trabalho realizado nos campos experimentais”, afirmou.

Silvia também destacou iniciativas recentes da empresa, como a criação da Embrapa Alimentos e Territórios, em Maceió (AL), voltada ao fortalecimento da gastronomia, da identificação geográfica e das comunidades tradicionais. A unidade será inaugurada em breve, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Ainda durante a visita, o ministro apresentou o nome de Guilherme Coelho como sua indicação para a presidência do Conselho de Administração da Embrapa (Consad).

Participaram da visita à Embrapa o secretário-executivo, Cleber Soares; a chefe de gabinete do ministro, Adriana Toledo; a assessora, Sibelle Andrade; e a chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social do Mapa, Carla Madeira.

Informação à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária