Ministro André Fufuca assina ordem de serviço para construção de uma Arena Brasil em Espinosa (MG)

O Ministro do Esporte, André Fufuca, anunciou a construção de uma Arena Brasil (Centro Esportivo Comunitário) no município de Espinosa, em Minas Gerais. A ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira (15), marcando o início das obras que levarão à cidade, com pouco mais de 31 mil habitantes, um espaço de lazer e esporte, moderno, acessível e voltado para toda a comunidade.

Localizada no bairro Cidade Jardim, a nova Arena Brasil contará com 3 mil metros quadrados e será um equipamento público de uso contínuo, funcionando ao longo de todo o dia para atender pessoas de todas as idades.

Durante o anúncio, o ministro André Fufuca destacou o compromisso do Governo do Brasil em ampliar o acesso ao esporte em todas as regiões do país. “Essa é uma obra para toda a comunidade. Graças a Deus e ao apoio do presidente Lula, já temos mais de 500 Arenas Brasil em todo o país, e vamos ampliar. É um orgulho ser o primeiro ministério a vir a Espinosa e, em breve, o primeiro a inaugurar uma obra aqui. Essa é uma obra muito esperada, para vocês terem uma ideia, quando lançamos o PAC, 4.883 cidades se cadastraram para receber a Arena Brasil, e hoje estamos no sertão de Minas, na divisa com a Bahia, lançando essa construção”, afirmou o ministro.

Nosso objetivo é servir a quem mais precisa. As grandes capitais têm condições de fazer essas obras sozinhas, mas as cidades pequenas precisam do nosso apoio. É isso que o Ministério quer fazer, estar próximo do povo, ouvir e atender as demandas da população.”
André Fufuca
Ministro do Esporte

Estrutura moderna e acessível

O projeto segue o padrão arquitetônico do Ministério do Esporte e foi concebido com foco em acessibilidade, inclusão social e promoção de hábitos saudáveis. A Arena Brasil de Espinosa contará com:

  • Campo society com iluminação em LED;
  • Meia quadra de basquete;
  • Pista de caminhada pavimentada;
  • Parque infantil;
  • Mobiliário urbano, como bancos e mesas para jogos.

“Nosso objetivo é servir a quem mais precisa. As grandes capitais têm condições de fazer essas obras sozinhas, mas as cidades pequenas precisam do nosso apoio. É isso que o Ministério quer fazer, estar próximo do povo, ouvir e atender as demandas da população”, completou Fufuca.

A construção da Arena Brasil na região deve impactar positivamente a vida dos moradores em vários aspectos como um estímulo à prática regular de atividades físicas e inclusão por meio do esporte; o fortalecimento dos laços comunitários e promoção da convivência; o benefício direto para milhares de moradores da cidade e região e a valorização do entorno e ampliação da política pública de esporte e lazer.

Esporte e desenvolvimento no Novo PAC

A construção da Arena Brasil de Espinosa integra o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), coordenado pelo Governo do Brasil em parceria com estados, municípios, setor privado e movimentos sociais. O programa busca acelerar o crescimento econômico e promover inclusão social, gerando emprego, renda e reduzindo desigualdades regionais.

No subeixo dos Esportes, 239 municípios já foram selecionados para receber 240 Arena Brasil, com projetos padronizados para agilizar o início das obras. Até abril de 2025, 140 unidades já estavam autorizadas a licitar. Na nova etapa do PAC Seleções 2025, outros 260 municípios também foram contemplados, totalizando mais de 500 Arenas Brasil em todo o país.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Ordem de serviço para construção de uma Arena Brasil em Espinosa (MG)

Fonte: Ministério do Esporte