O ministro do Esporte, André Fufuca, inaugurou, nesta terça-feira (02), a Arena Brasil de Francisco Morato, na região metropolitana de São Paulo. Com pouco mais de 171 mil habitantes, o município passa a contar com um novo equipamento público moderno e inclusivo, projetado para ampliar o acesso ao esporte e ao lazer. O chefe da pasta destacou o impacto na vida da população e reforçou o papel do esporte como política pública estratégica. “O presidente Lula exige muito que o esporte seja democratizado em todos os cantos do Brasil. E para mim democratizar é entregar estrutura digna.”
“Quem antes só tinha um chão de areia agora tem campo society, basquete 3×3, pista de caminhada, playground para as crianças. Política pública é atender quem mais precisa, dar oportunidade para quem não podia pagar para praticar esporte ou ir longe para ter lazer”, complementou Fufuca.
A entrega faz parte da estratégia nacional do governo do Brasil de democratizar o acesso ao esporte como ferramenta de inclusão social, saúde e desenvolvimento humano. O ministro ressaltou que as Arenas Brasil funcionam como porta de entrada para todas as pessoas que queiram fazer da atividade física uma prática cotidiana. “Aqui tem espaço para toda a família. Vocês sabem que onde o esporte chega a violência diminui, os índices de saúde melhoram, o que gera uma grande transformação na vida da comunidade”, afirmou.
População celebra
Moradores do Jardim Alegria, onde a Arena Brasil está localizada e de regiões próximas comemoraram a entrega do novo espaço, considerado por muitos como um marco para o desenvolvimento local. Para o mestre de capoeira, Luciano Carvalho de Souza, representa muito mais do que um simples espaço esportivo. “Para Francisco Morato, isso significa dignidade. É um bairro com poucas oportunidades esportivas e culturais. Esse complexo vai amparar a população, especialmente crianças e jovens que podem, no esporte, encontrar um caminho e talvez até uma carreira. É muito importante que o governo federal invista também em cidades pequenas.”
A professora de Educação Física, Rosangela de Oliveira Camilo, reforçou a relevância da iniciativa. “É uma vitória para o nosso município. Pelas dificuldades daqui muitas crianças precisavam sair da cidade para fazer uma atividade esportiva. Agora teremos futebol, lutas e várias práticas. É uma evolução enorme para o nosso bairro.”
Obra do PAC
O prefeito de Francisco Morato, Ildo da Silva Gusmão, destacou que a Arena Brasil chega em um momento importante para a comunidade. “O Jardim Alegria é um dos bairros mais populosos e distantes do centro. Trazer um equipamento esportivo dessa qualidade para cá é extremamente importante. É uma obra do PAC 2023, com execução rápida, que conseguimos entregar em dezembro. A comunidade esperava muito por esse espaço.”
Expansão nacional das Arenas Brasil
A Arena Brasil de Francisco Morato integra o conjunto de 500 unidades que estão em construção pelo país e devem ser entregues pelo Ministério do Esporte até 2026. As estruturas seguem projeto padrão com campo society de grama sintética, quadra de basquete 3×3, pista de caminhada e parque infantil.
Outras arenas já concluídas e entregues incluem unidades em Natal (RN), Vargem Grande (MA), Alto Alegre do Pindaré (MA), Barra do Choça (BA), Prudentópolis (PR), Juiz de Fora (MG), Fraiburgo (SC) e Remanso (BA).
Fonte: Ministério do Esporte



