Ministro da Defesa destaca coragem e sacrifício dos combatentes da Segunda Guerra em cerimônia do Dia da Vitória


Brasília (DF), 8/5/2025 –
Atos heroicos de coragem e sacrifício de homens e mulheres que lutaram na Segunda Guerra Mundial foram reverenciados em cerimônia alusiva aos 80 anos do fim do conflito, conhecido como o Dia da Vitória. A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e ocorreu no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, nesta quinta-feira (8), no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, 214 personalidades e organizações militares nacionais e estrangeiras foram agraciadas com a Medalha da Vitória, uma homenagem àqueles que contribuíram para a difusão dos feitos dos ex-combatentes durante a guerra. Entre os homenageados estavam os ex-combatentes Primeiro-Tenente José Osório de Oliveira Filho e o Segundo-Tenente Manoel Vicente Neto.

MEDALHA DA VITORIA  - Hisaac Gomes-MD-19.jpg
.

Em mensagem de referência ao dia, o Ministro José Múcio ressaltou que o Brasil escolheu o caminho certo durante o conturbado cenário, com as Forças Armadas empenhadas na salvaguarda da liberdade e da justiça. Rendemos justa homenagem às Forças Armadas de hoje – Marinha, Exército e Força Aérea, herdeiras legítimas de tão caras tradições, instituições respeitadas e honradas pelo povo brasileiro. Prestamos, igualmente, nosso tributo aos bravos combatentes que, reconhecendo a gravidade do momento em que viveram e movidos pelo mais elevado senso de dever cívico, entregaram a própria vida, lutando e vencendo um inimigo que ameaçava a paz. Que suas memórias sejam eternamente reverenciadas, seus feitos honrados e seus exemplos sirvam de inspiração para nossa dedicação, determinação, coragem e fé”, enfatizou o ministro. 

MEDALHA DA VITORIA  - Hisaac Gomes-MD-22.jpg
.

Durante o evento, em reconhecimento aos ex-combatentes foi depositada uma coroa de flores em homenagem ao “soldado desconhecido”, com salva-fúnebre de 15 tiros disparados pelo Aviso de Patrulha “Anequim”, da Marinha. Ainda, durante a solenidade,  houve Salto Livre da Brigada de Infantaria de Paraquedista do Exército, Os Cometas,e desfile aéreo de dois caças F-5M, do Primeiro Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea, e apresentação da Esquadrilha da Fumaça, também da FAB, e da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha. Nas proximidades do “Monumento dos Pracinhas” estavam à mostra viaturas históricas das Forças Armadas, em memória daqueles que combateram na guerra e compromisso com a defesa da soberania e da história nacional. 

MEDALHA DA VITORIA  - Hisaac Gomes-MD-28.jpg
.

A solenidade contou com a presença dos comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen e do Exército, General de Exército Tomás Ribeiro Paiva; além do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (Emcfa), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; do Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa; entre outras autoridades civis e militares. 

MEDALHA DA VITORIA  - Hisaac Gomes-MD-33.jpg
.

Participação brasileira na Segunda Guerra – O Brasil foi o único país da América do Sul a enviar combatentes ao continente europeu. A Marinha manteve a segurança do tráfego marítimo no litoral do país, realizou escolta dos mais de 500 comboios logísticos do Brasil para suporte aos aliados e marcou presença na “Batalha do Atlântico”. O Exército esteve à frente da FEB com 25 mil combatentes e contribuiu para vitórias em batalhas cruciais em solo italiano, como Camaiore e Monte Castelo. Já a Força Aérea se destacou com a ação do Esquadrão “Senta a Púa” nos céus da Europa, além de conduzir patrulhamentos aéreos em território nacional e sobre as águas sob jurisdição brasileira.

Medalha da Vitória Instituída pelo Ministério da Defesa, em 23 de março de 2004, por meio do Decreto nº 5.023, em reconhecimento à atuação do Brasil em defesa da liberdade e da paz mundial, em especial na Segunda Guerra Mundial. A medalha é destinada a condecorar personalidades que contribuíram para a difusão dos feitos dos ex-combatentes, que tenham contribuído para a difusão dos feitos dos ex-combatentes; participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do País; e integrado em missões de paz. 

Confira a mensagem do Dia da Vitória.

Confira o vídeo produzido pelo Ministério da Defesa em homenagem aos ex-combatentes.

Por Helena L’acosta
Fotos: Érico Alves e Hisaac Gomes  

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa (MD)
(61) 3312-4071

Fonte: Ministério da Defesa