Ministro discute parceria com a Tetra Park para fortalecer projetos para catadores e cooperativas

Luiz Marinho com o presidente da Tetra Pak no Brasil, Marco Dorna, e a diretora de Assuntos Corporativos para América do Sul, Brenda Rühl.

Neste sábado (15), na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, se reuniu com o presidente da Tetra Pak no Brasil, Marco Dorna, a diretora de Assuntos Corporativos para América do Sul, Brenda Rühl, e o diretor do Departamento de Parcerias e Fomento, da Secretaria Nacional de Economia Solidária do MTE, Fernando Zamban. Eles conversaram sobre o fortalecimento do diálogo entre a Tetra Pak e o Ministério do Trabalho e Emprego para desenvolver projetos de parceria em torno de economia solidária, do trabalho decente e da sustentabilidade. Essa foi a última agenda do ministro na COP30, que estava desde quarta-feira com diversas atividades no evento.   

Segundo Luiz Marinho, foram discutidas parcerias para projetos voltados a catadores e cooperativas em formação. Marinho sugeriu um projeto que eleja um território para ser trabalhado. Citou ainda o exemplo de um empreendedorismo social, formado por uma cooperativa de ex-detentos. Um empreendimento que oferece renda e reinserção social aos ex-presidiários.

Já o presidente da Tetra Park no Brasil contou sobre projetos que eles financiam como o de ajuda financeira para a conclusão dos estudos de catadores. “Oportunidade para que eles possam concluir a formação básica até o ensino médio”, explicou o presidente da Tetra Park, que é fabricante de soluções de envase e processamento de alimentos e bebidas. Citou ainda exemplos de projetos que ajudam na gestão das cooperativas. “A gestão de uma cooperativa é muito importante, e elas precisam de ajuda. Assim como precisamos formar lideranças, e capacitá-las”, disse Luiz Marinho. 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego