O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Guilherme Boulos, participou, na manhã desta sexta-feira (12), de um café da manhã com jornalistas que fazem a cobertura diária do Palácio do Planalto. O encontro ocorreu no Palácio e teve como objetivo apresentar as ações da Secretaria-Geral, detalhar a programação do Governo do Brasil na Rua e destacar as prioridades da pasta para os próximos meses.
Durante a conversa, o ministro explicou a finalidade do programa Governo do Brasil na Rua, que tem como propósito levar serviços e políticas públicas do governo federal diretamente aos cidadãos, sem burocracia.
A primeira edição do programa estreia neste sábado (13) no Sol Nascente (DF), em frente à Feira do Produtor da Ceilândia, das 9h às 17h. Todos podem participar.
Boulos citou alguns dos atendimentos que serão disponibilizados, como Reforma Casa Brasil, Perícia Médica, Tenda Lilás, Gás do Povo, Carreta do Empreendedorismo, ID Jovem, Pé-de-Meia e o Registro Nacional de Animais Domésticos.
Ele destacou que a iniciativa não se limita à oferta de serviços. “Além dos atendimentos, vamos criar espaços de diálogo e realizar reuniões com setores sociais nos 27 estados do Brasil para entender as demandas da população e construir um fluxo que permita que essas demandas cheguem ao Palácio do Planalto”, afirmou o ministro.
Orçamento Popular
O ministro ressaltou a proposta, a ser implementada no início do ano que vem, de fortalecer a participação popular por meio de um orçamento participativo em nível nacional, permitindo que a população influencie diretamente as prioridades do orçamento federal.
Ele defendeu que o uso dos recursos públicos deve refletir as necessidades reais das pessoas. Boulos explicou que a Secretaria-Geral já trabalha na estruturação dessa proposta e destacou o caráter inovador da iniciativa. “Nós vamos fazer uma experiência inovadora de orçamento participativo no governo federal”.
“Nós vamos fazer uma experiência inovadora de orçamento participativo no governo federal”, Guilherme Boulos, ministro da Secretaria-Geral da Presidência
Grupo de Trabalho dos Aplicativos
Guilherme Boulos também falou sobre a criação do Grupo de Trabalho dos Entregadores por Aplicativos, instituído para discutir e orientar propostas relacionadas à regulação do setor. O GT deverá organizar o debate nacional e acompanhar a formulação de medidas que garantam melhores condições para trabalhadores e usuários.
Ele destacou ainda que uma das principais preocupações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é assegurar direitos para esses trabalhadores, que atuam em um setor amplo, em crescimento e essencial para milhões de brasileiros.
Fim da escala 6×1
O ministro afirmou que o fim da escala 6×1 é uma prioridade do governo Lula, com a defesa da adoção da escala máxima 5×2. Segundo ele, a mudança é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e não pode resultar em redução salarial. Ao comentar críticas à proposta, o ministro disse que “toda vez que vem um ganho para o trabalhador, vem o terrorismo de mercado. Esse terrorismo econômico não cola”.
Fonte: Secretaria-Geral


