Brasília (DF), 12/12/2025 – O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, presidiu, nesta sexta-feira (12), na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), a cerimônia militar de declaração de 163 aspirantes a oficial da Força Aérea Brasileira (FAB). A solenidade marcou a formatura da Turma Ártemis, composta por 88 aviadores, 43 intendentes e 27 de infantaria, além de um aviador da Força Aérea de Benin e de um militar de infantaria da Força Aérea do Paraguai.
Em seu discurso, o ministro destacou que o maior patrimônio das Forças Armadas é o seu pessoal. “Sigam os exemplos de seus superiores e lembrem-se sempre das lições recebidas na Academia da Força Aérea. Tenham a certeza de que a FAB não poupou esforços nem recursos para oferecer a cada um de vocês as melhores condições para uma formação sólida”, afirmou.
José Mucio também ressaltou a evolução da Aeronáutica, mencionando a incorporação de novas aeronaves e capacidades, como KC-30, KC-390 Millennium, F-39 Gripen, A-29 Super Tucano, além de drones, satélites e aeronaves de asas rotativas.
Após a devolução dos espadins – símbolo da honra e da conquista – pelos cadetes, o ministro, acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e do Comandante da Academia da Força Aérea (AFA), Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, entregou as espadas, símbolo do oficial, aos primeiros colocados do curso de formação. Os demais aspirantes receberam as espadas das mãos de seus padrinhos e familiares.
Por Rafael Paixão
Fotos: Sargento Müller Marin/FAB
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 2023-5321
Fonte: Ministério da Defesa





