O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, se reuniu nesta terça-feira, 29 de abril, com os presidentes das principais centrais sindicais do país, em Brasília. Durante o encontro, ele convidou os representantes para participarem da Semana do Trabalho, que acontece de 5 a 9 de maio, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
A Semana do Trabalho é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em homenagem ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento contará com cinco dias de programação diversificada, oferecendo serviços gratuitos, atividades culturais, exposições e feiras voltadas ao público trabalhador.
Durante o evento, o público poderá: emitir documentos; buscar atendimento sobre a Carteira de Trabalho Digital; obter informações sobre o Programa de Crédito ao Trabalhador; tomar vacinas; fazer exames de saúde, entre outros. Além disso, haverá apresentações culturais, exposições sobre o mundo do trabalho e feiras com produtos da economia solidária.
A Semana do Trabalho é uma oportunidade para a população se aproximar dos serviços do Ministério, conhecer seus direitos e participar de um momento de valorização do trabalho.
Durante o encontro com os representantes sindicais, o ministro Luiz Marinho destacou a importância de fortalecer o diálogo social e as mesas de negociação tripartite — com a participação de trabalhadores, empregadores e governo — como instrumentos fundamentais para promover o desenvolvimento com inclusão e justiça social. Participaram da reunião os presidentes das principais centrais sindicais do país: Sérgio Aparecido Nobre, da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Adilson Araújo, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); Antônio Neto, da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB); Miguel Torres, da Força Sindical; Moacyr Auersvald, da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST); e Ricardo Patah, da União Geral dos Trabalhadores (UGT).
Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços
Além da reunião com as centrais sindicais, realizada no dia 29 de abril, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, também se encontrou com representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs) e de sindicatos de diversos estados, como São Paulo, Paraíba, Alagoas, Piauí, Espírito Santo e Distrito Federal. O principal tema da reunião foi o fortalecimento da organização sindical e a discussão sobre os sistemas de registro sindical.
Participaram do encontro o presidente da Contracs, Julimar Roberto de Oliveira Nonato; a presidente da CUT no Piauí, Odaly Bezerra Medeiros; o presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços da Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí (FETRACOM-PBRNPI), João de Deus; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil da Paraíba, Francisco Demontier Henrique dos Santos; o secretário nacional da CUT, Renato Zulato; a secretária de Relações do Trabalho da CUT; a secretária-geral do Sindicom-DF; o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Alagoas; o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Teresina (PI); o presidente do Sindicato dos Comerciários da Grande João Pessoa (PB); além de Jeam Carlos Cabidelle, do Sindicato dos Comerciários do Espírito Santo, e José de Anchieta de Araújo, da Nova Central Sindical.