O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, salientou, nesta terça-feira (25.11) o trabalho realizado pela ouvidoria da pasta, que denominou como um canal de “escuta qualificada” junto ao cidadão. As afirmações foram feitas durante Encontro Nacional de Ouvidorias da Assistência Social, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília.
No evento, o titular do MDS defendeu que as ouvidorias têm condição de oferecer uma linha direta com quem mais precisa. “Por meio de uma ligação, é possível acessar informações e fazer a sua voz ecoar. A ouvidoria não é apenas uma escuta; é uma escuta qualificada. Ela está integrada a todas as áreas do governo — estados e municípios —, além do Judiciário, da Defensoria Pública, do Ministério Público e das mais diversas autoridades do País”, afirma.
Dias também enfatizou o trabalho realizado pela Ouvidoria do MDS desde 2023. “Quero dizer que, para mim, é uma honra muito grande participar desse fórum. Aproveito a ocasião para agradecer o trabalho de vocês porque, de coração, eu sei que o trabalho que vocês fazem também faz parte das vitórias do Brasil”, detalhou.
A ouvidora-geral do MDS, Eliana Pinto, comemorou as conquistas da pasta e pontuou os avanços realizados. “O nosso ministério tem se mostrado altamente exitoso e competente. Atuamos em uma trajetória que vai do alimento à cidadania. Esse caminho da cidadania será construído, passo a passo, para garantir um futuro melhor ao povo brasileiro”, explicou.
Eliana também destacou as conquistas recentes alcançadas pela Ouvidoria do MDS. “Nossa ouvidoria é um sucesso, é um case de sucesso na América Latina e no Brasil. Este ano, fechamos com 48 milhões de manifestações. Nunca, na história do País, a assistência social havia dialogado com 48 milhões de pessoas”, celebrou.
A ouvidora-geral ainda ressaltou as melhorias obtidas no atual Governo. “Quando chegamos ao ministério, eram 4 milhões de manifestações, com 28 dias para responder ao cidadão. Hoje, em 2025, respondemos em cinco dias. Essa é uma pauta essencial e um êxito do nosso governo e do presidente Lula”, afirmou.
Missão da Ouvidoria do MDS
A Ouvidoria-Geral do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) atua no diálogo entre o cidadão e o ministério, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania promovam a contínua melhoria dos serviços públicos prestados.
Cabe ao setor receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões, solicitações de providências e pedidos de simplificação de serviços públicos relacionados às áreas de atuação do ministério, bem como receber pedidos de acesso à informação, prestar informações e esclarecer dúvidas sobre políticas, programas e ações do órgão, como o Programa Bolsa Família, os serviços de assistência social, cuidados e família, entre outros.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome


