MIR lança, em parceria com o Ministério do Esporte, pesquisa sobre racismo nos esportes

.

O Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com o Ministério do Esporte (MESP), lança, nesta quarta-feira, 19 de novembro, a pesquisa Racismo nos Esportes. O objetivo é compreender o cenário atual do racismo e da injúria racial no esporte brasileiro, por meio das contribuições de torcedores, especialistas, esportistas e sociedade civil.  

A partir das informações, será possível apresentar dados que ajudem a criar e gerenciar políticas públicas eficazes contra o racismo no esporte, promovendo um ambiente esportivo verdadeiramente inclusivo. Todos podem participar e a plataforma garante a segurança dos dados bem como o anonimato dos respondentes. 

“Precisamos pensar junto com torcedores, pesquisadores, esportistas e todas as pessoas que possam contribuir para um jogo justo, sem racismo em campo ou fora dele”, defendeu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. 

O ministro do Esporte, André Fufuca, celebrou a parceria com o MIR e afirmou que ela reforça o compromisso do Governo do Brasil com a igualdade racial em todas as dimensões da prática esportiva. “O lançamento desta pesquisa é um passo essencial para fortalecer a nossa atuação conjunta no enfrentamento ao racismo no esporte. O Ministério do Esporte trabalha para garantir ambientes esportivos seguros, respeitosos e acessíveis. Para isso, precisamos de dados consistentes, que nos permitam compreender a realidade vivida por atletas, torcedores e profissionais do setor. Convidamos a sociedade a participar”. 

A pesquisa pode ser acessada até o dia 18 de dezembro e terá seu resultado divulgado nos primeiros meses de 2026. 

Objetivos – Com base na pesquisa, os órgãos pretendem quantificar a ocorrência de casos de racismo e injúria racial no ambiente esportivo; entender como o racismo e a injúria racial se manifestam; analisar o impacto psicológico, social e profissional das vítimas; e conhecer a percepção sobre as ações de combate e prevenção existentes.  

Estratégia – A pesquisa está inserida na meta 1 do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o MIR e o MESP, que prevê a produção e a análise de dados e indicadores para fundamentar políticas públicas e ações da iniciativa privada no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial no esporte, lazer e atividade física. 

Para que a pesquisa possa ser respondida por pessoas de todas as cinco macrorregiões do país, parceiros como o Comitê Olímpico do Brasil e sua rede de Confederações Nacionais de Modalidades Esportivas ajudarão a divulgar a pesquisa. 

Fonte: Ministério do Esporte