Brasília, 13/05/2025 – Agentes de segurança pública que atuam na gestão de estatísticas de todo o País participam, de terça-feira (13) a sexta-feira (16), em Brasília (DF), do 1º Encontro Nacional dos Gestores Estaduais de Estatística de Segurança Pública.
Os representantes das 27 unidades da Federação vão debater a qualidade e a padronização dos dados estatísticos enviados ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). Durante o evento, será apresentado o diagnóstico de qualidade das informações transmitidas pelos estados e pelo Distrito Federal por meio do Validador de Dados Estatísticos (Sinesp-VDE).
Além disso, será discutida a atualização da Resolução nº 6 do Conselho Gestor do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Consinesp), que regulamenta o estabelecimento, o envio e a divulgação dos dados nacionais de segurança pública.
Promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Diretoria de Gestão e Integração (DGI), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o encontro visa promover um ciclo de reuniões de alinhamento técnico e difusão de boas práticas voltadas à segurança que impactará diretamente o desenvolvimento de políticas públicas do MJSP.
A diretora da DGI, Vanessa Fusco, destaca que o projeto se alinha com a Política de Integração de Dados e Informações de Interesse da Segurança Pública. “Nossa intenção é promover a integração de dados e informações de interesse da segurança pública e defesa social, por meio de estudos analíticos, tecnologias e ações que possibilitem a gestão planejada e a formulação de programas e projetos”, explica.
Com isso, segundo ela, será possível fortalecer a governança e a padronização das estatísticas de segurança pública no âmbito do Sinesp, garantindo maior qualidade, confiabilidade e tempestividade das informações enviadas pelos estados e pelo Distrito Federal.
Experiências bem-sucedidas
Os especialistas em estatística de segurança pública vão apresentar, durante o encontro, experiências bem-sucedidas de coleta e uso de dados de interesse da segurança pública para enfrentar a criminalidade e a prevenção da violência.
“O objetivo é contribuir para a construção e o aprimoramento da política pública com base em evidências. Também vamos discutir melhorias na qualidade dos dados e a viabilidade da implementação de novos indicadores”, diz a coordenadora-geral de Estatística e Análise, da DGI, Cecília Gonzalez.