MMA apresenta ações de promoção da biodiversidade para comitivas da República Democrática do Congo e da Indonésia

Diálogo foi realizado em Brasília - Foto: Rogério Cassimiro/MMA

As políticas ambientais brasileiras têm consolidado o país como uma referência mundial no desenvolvimento sustentável e na conservação da biodiversidade. Entre os dias 21 e 24 de abril, essas ações foram apresentadas pela equipe do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em Brasília, para as comitivas da República Democrática do Congo e da Indonésia.

A visita teve como foco o intercâmbio de informações relativas às metas da Estratégia e Planos de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANB). O instrumento é coordenado pelo MMA para promover a gestão integrada das iniciativas que visam conservar a biodiversidade e usar de forma sustentável seus componentes, além de promover a repartição dos benefícios do uso da biodiversidade de forma justa e equitativa.

O diálogo foi realizado em Brasília, na última quarta-feira (23/04). Na ocasião, as comitivas estiveram no MMA, acompanhadas por representantes do Ministério de Relações Exteriores (MRE).

A secretária-executiva adjunta do MMA, Anna Flávia de Senna Franco, enfatizou a importância da cooperação entre os países, diante da urgência de enfrentar às mudanças climáticas que já afetam o mundo, especialmente, as populações mais vulneráveis.  “Todas as nações devem estar juntas para garantir o futuro do planeta. As nossas ações de hoje definirão o que será o futuro. É urgente tomar as providências necessárias, adotar iniciativas e fortalecer os laços de cooperação para que tenhamos condições de enfrentar o que nos expõe para o futuro”, pontuou a secretária.  Cerca de 30 pessoas participaram do encontro.  

Já no dia seguinte (24/4), a comitiva visitou a sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para conhecer os modelos de gestão de unidades de conservação.  A secretária Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do MMA, Rita Mesquita, participou do ato.

“A oportunidade de intercâmbios entre países que detém os grandes maciços florestais do mundo, como o Brasil, a República Democrática do Congo e a Indonésia, é importante para construção de estratégias integradas que buscam valorizar nosso patrimônio, e obter reconhecimento do mundo para os esforços de conservação de nossos países”, ressaltou. Rita lembrou ainda que, “neste ano o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza [SNUC] completa 25 anos. Acumulamos aprendizados e inovações que já fazem parte da rotina dos gestores do ICMBio e dos entes subnacionais”.

No mesmo dia, houve ainda encontros com as equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

Antes da visita a Brasília, o grupo esteve na capital fluminense no dia 22/04, momento em que visitou o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

As comitivas da República Democrática do Congo e da Indonésia permaneceram no Brasil no período de 20 a 27 de abril. As atividades foram desenvolvidas no âmbito da cooperação entre o Brasil e a Alemanha, conduzida pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), em parceria com o MMA.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA  

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima