Nesta terça-feira (16/12), a partir das 9h30, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lançará o Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB Brasil), bem como apresentará os resultados do projeto Redeser. O evento vai acontecer no Centro de Convenções Israel Pinheiro, no Lago Sul, Brasília (DF).
O documento é o principal instrumento da Política Nacional de Combate à Desertificação (PNCD), que visa prevenir e mitigar a degradação do solo e os efeitos da seca, especialmente no semiárido, e está alinhado aos compromissos assumidos pelo Brasil na Convenção da ONU para o Combate à Desertificação (UNCCD, na sigla em inglês), inserindo o país na agenda global de enfrentamento à mudança do clima.
Com diretrizes para os próximos 20 anos, o plano reúne estratégias para enfrentar a desertificação, neutralizar a degradação do solo e mitigar os impactos da seca, com foco na redução da vulnerabilidade ambiental e socioeconômica do Semiárido brasileiro, sobretudo Caatinga e Cerrado.
O PAB Brasil está estruturado em cinco eixos temáticos: Gestão Sustentável para a Neutralização da Degradação da Terra; Adaptação às Mudanças Climáticas e Mitigação dos Efeitos da Seca; Pesquisa, Inovação e Gestão da Informação; Melhoria das Condições de Vida da População Afetada e Governança e Fortalecimento Institucional. Cada eixo reúne objetivos específicos e ações com responsáveis definidos, potenciais parceiros e metas de curto (2027), médio (2035) e longo prazo (2045), acompanhadas de indicadores de monitoramento.
A nova edição atualiza o plano lançado em 2004, incorporando dados climáticos recentes e uma matriz revisada de ações. No total, o PAB Brasil prevê 38 objetivos e 182 ações a serem executadas de forma integrada por 18 ministérios, em parceria com governos estaduais e municipais, universidades, institutos de pesquisa, organizações da sociedade civil e iniciativa privada.
Durante o mesmo evento, o MMA também apresentará os resultados do projeto Redeser para combater a desertificação em cinco áreas suscetíveis da Caatinga. Sendo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) a instituição implementadora e com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o Redeser visa combater a desertificação via gestão integrada de paisagem, o manejo florestal sustentável da Caatinga, sistemas agroflorestais e a promoção da apicultura junto a agricultores e agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais.
📰 CREDENCIAMENTO: Para cobrir o evento, o profissional de imprensa deve encaminhar nome, veículo e telefone para o e-mail ➡️ [email protected].
SERVIÇO:
MMA lança Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca e apresenta os resultados do projeto Redeser
🗓️ Data: Terça-feira, 16 de dezembro
⏰ Horário: 9h30
📍 Local: Centro de Convenções Israel Pinheiro, Shdd Ql 32 Conj 1 – Lago Sul, Brasília (DF)
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA


