MMA lança terceira fase da campanha “Crie Esse Hábito” com foco na valorização de catadores e descarte consciente

Divulgação ocorreu na abertura da 12ª edição da Expocatadores, em São Paulo - Foto: Divulgação/Expocatadores

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir) e a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), lançou a terceira fase da campanha Crie Esse Hábito. A divulgação ocorreu nesta quarta-feira (17/12), durante a abertura da 12ª edição da Expocatadores, em São Paulo (SP).

“O MMA tem ampliado de forma consistente o apoio técnico e institucional aos municípios e está avançando na modernização da gestão e na promoção da economia circular”, afirmou o secretário nacional do Meio Ambiente Urbano, Qualidade Ambiental e Recursos Hídricos do MMA, Adalberto Maluf.

Esta nova etapa, fruto de acordo de cooperação técnica, tem como foco a inclusão socioprodutiva e o descarte consciente de embalagens consumidas dentro e fora de casa. A campanha visa informar cidadãs e cidadãos sobre como fazer a destinação correta de embalagens pós-consumo, com valorização do trabalho de catadores de materiais recicláveis.

“Estamos no dia a dia, na porta dos consumidores, fazendo o trabalho de coleta e conscientização. É fundamental que a indústria e o poder público contratem catadores e catadoras para fazer essa educação ambiental, pois somos os prestadores de serviço que garantem que o material reciclável não vire lixo”, afirmou o presidente da Ancat, Roberto Rocha, no ato de lançamento. 

O presidente executivo da Abir, Alexandre Horta, enfatizou o protagonismo social da parceria. “Nada funciona se não reconhecermos o papel essencial das catadoras e dos catadores, que são protagonistas de uma cadeia que movimenta a economia e reduz impactos ambientais”, declarou.

A campanha enfatiza o compromisso com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece a responsabilidade compartilhada entre a indústria e o consumidor final. Além disso, reforça pilares essenciais da política ambiental do país de inclusão socioprodutiva, engajamento social e a transição para modelos mais sustentáveis de produção e consumo.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]

(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima