O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, nesta terça-feira (13/05), a Portaria SNTEP/MME nº 2.942 que abre caminhos para viabilizar a operação do maior complexo de data centers da região Sul, o Scala AI City. Na portaria, o MME reconhece a alternativa técnica apresentada pela Scala Data Centers para conexão do Data Center Eldorado do Sul à Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN). A unidade será construída em uma área estratégica no município de Eldorado do Sul (RS), na Região Metropolitana de Porto Alegre.
“Essa decisão está alinhada às ações do MME e do Governo Federal, que prepara o marco legal dos data centers. Estamos criando um ambiente regulatório atrativo para novos empreendimentos em infraestrutura digital, estimulando a conectividade, inovação e transformação digital em resposta à uma demanda crescente impulsionada por novas tecnologias e pela transição energética, e temos plenas condições de atender a essa iminente demanda”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.
De acordo com a portaria, a proposta da Scala atende ao critério de mínimo custo global — considerando tanto o investimento nas instalações quanto os custos de perdas elétricas ao longo do tempo. Além disso, é compatível com o planejamento da expansão do setor elétrico para um horizonte mínimo de cinco anos. “Isso garante que o crescimento da infraestrutura digital ocorrerá de forma eficiente, sustentável e em sintonia com as diretrizes de longo prazo da política energética nacional”, ressalta o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP), Thiago Barral.
O novo empreendimento implantará 1,8 GW (gigawatts) de demanda de energia até 2033. A empresa já apresentou o potencial de expandir para até 5 GW em horizonte posterior – o que exigirá novos estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Ao alcançar o potencial final projetado de 5 GW, o projeto adicionará ao SIN demanda equivalente a aproximadamente 20% da carga máxima atualmente registrada pela Região Sul do país.
Após o reconhecimento do MME, a conexão à Rede Básica está sujeita à disponibilidade sistêmica e aos estudos específicos conduzidos por outros órgãos envolvidos no processo, como o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul
A implantação do empreendimento no Rio Grande do Sul tem importância estratégica para o desenvolvimento socioeconômico do estado. Com investimento inicial de R$ 3 bilhões, o Scala AI City pode gerar 3 mil novos empregos diretos e indiretos, segundo estimativas da empresa.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]