MME acompanha restabelecimento do fornecimento de energia no Paraná após passagem de ciclone extratropical

O Ministério de Minas e Energia (MME) segue acompanhando as ações de restabelecimento do fornecimento de energia elétrica no Paraná, após a passagem de um forte sistema meteorológico, associado a um ciclone extratropical, na tarde da última sexta-feira (7/11). Segundo dados da sala de situação criada para monitorar o atendimento ao estado, 99% das unidades consumidoras encontram-se restabelecidas. O fenômeno, que veio acompanhado de ventos intensos e chuvas fortes, provocou danos à rede elétrica e deixou aproximadamente 290 mil unidades consumidoras sem energia em 18 municípios entre a noite de sexta e a manhã de sábado (8/11).

O município de Rio Bonito do Iguaçu foi o mais impactado, com quase 90% das residências e comércios temporariamente sem energia elétrica, segundo registros das distribuidoras locais.

Apesar dos danos em trechos da rede de transmissão, o MME ressalta que não houve descontinuidade do fornecimento de energia na rede de transmissão. O funcionamento das redundâncias do critério de segurança N-1 garantiu a continuidade do suprimento elétrico, preservando a confiabilidade do sistema mesmo com a ocorrência de falhas em alguns componentes. Os danos mais severos se concentraram na rede de distribuição.

Abaixo, o MME apresenta a atualização do cronograma de restabelecimento das linhas de transmissão:

Eletrosul (Axia)

  • LT 525 kV Ivaiporã/Londrina C-1 – 1 torre danificada. Previsão de retorno: 12/11

  • LT 230 kV Guarapuava Oeste/Irati Norte C-1 e LT 230 kV Areia/Guarapuava Oeste C-1 – 3 torres danificadas (trecho compartilhado). Previsão de retorno: 14/11

  • LT 525 kV Ivaiporã/Salto Santiago C-2 – 5 torres danificadas. Previsão de retorno: 16/11

  • LT 525 kV Ivaiporã/Salto Santiago C-1 – Previsão de retorno: 16/11

  • LT 525 kV Ivaiporã/Areia C-1 – 6 torres danificadas. Previsão de retorno: 18/11

Engie

  • LT 230 kV Guarapuava Oeste/Areia C-1 – 3 torres danificadas. Serviço restabelecido nessa segunda-feira (10/11), às 14h12

  • LT 525 kV Ivaiporã/Ponta Grossa C-2 – rompimento de cabo. Previsão de retorno: 11/11

O MME segue em contato permanente com as concessionárias para garantir a segurança operacional e o pleno restabelecimento do fornecimento de energia elétrica no estado.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia