O Ministério de Minas e Energia (MME) autorizou, no dia 26 de novembro, a celebração do Contrato de Operacionalização da 6ª Tranche do programa Luz para Todos (LPT) no estado de Goiás, que visa atender 1.446 unidades consumidoras que ainda não possuem acesso à energia elétrica. Ao todo, serão investidos R$ 55,47 milhões para a realização de obras de eletrificação rural, dos quais 80% serão financiados pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), reduzindo o impacto tarifário para os consumidores.
“Demos mais um passo importante rumo à universalização do acesso à energia elétrica no Brasil. O novo contrato no estado de Goiás irá atender mais de mil famílias. Isso demonstra o comprometimento do Governo do Brasil em seguir trabalhando para que a energia chegue às residências de todos os brasileiros. A cada nova ligação que fazemos por meio do Luz para Todos, reduzimos desigualdades e asseguramos mais dignidade para a população”, afirmou o secretário Nacional de Energia Elétrica do MME, João Daniel Cascalho.
O contrato prevê execução ao longo de 2026, com os recursos já contemplados no orçamento do programa de 2025. A iniciativa assegura respaldo legal no Decreto nº 11.628/2023, no termo de compromisso firmado com a distribuidora e no manual de operacionalização que regulamenta as responsabilidades do Ministério, da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) e dos agentes executores estaduais.
A nova tranche faz parte das metas excepcionais do LPT. A autorização irá permitir que a ENBPar, agente operacionalizador do programa, firme contrato com a Equatorial Goiás, responsável pela execução das obras no estado.
O novo contrato atenderá dezenas de famílias quilombolas da Comunidade Kalunga, no município de Cavalcante (GO), contemplando uma demanda histórica por acesso à energia elétrica nesse território tradicional. Ao chegar a essas famílias, o Luz para Todos reafirma seu papel de instrumento de justiça social, garantindo condições mais dignas de moradia, ampliando oportunidades de geração de renda e fortalecendo a permanência das comunidades quilombolas em seus territórios, com mais conforto, segurança e qualidade de vida.
Desde 2003, mais de 58 mil famílias foram atendidas pelo Luz para Todos em Goiás, somando cerca de 269 mil pessoas beneficiadas. Com a nova tranche, o MME avança na reta final para garantir que nenhum brasileiro permaneça sem acesso à energia elétrica, um serviço essencial para inclusão produtiva, segurança, conforto e melhoria da qualidade de vida no campo.
Luz para Todos
Relançado em 2023, o programa busca ampliar o acesso da energia elétrica em regiões rurais e remotas, especialmente na Amazônia Legal. Nessa nova etapa, a meta é atender 500 mil novas famílias em todo o país, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas que ainda vivem sem acesso à energia.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn


