MME avança no conhecimento geológico com o Plano Decenal de Recursos Minerais 2026-2035

- Foto: Arte/MME

Em 2025, o Ministério de Minas e Energia (MME) apresentou o Plano Decenal de Recursos Minerais (PlanGEO 2026–2035), com objetivo de ampliar o conhecimento mineral do Brasil e fornecer informações sobre a localização e o potencial de exploração desses recursos. O documento foi construído em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), vinculado à Pasta.

O relatório apresentado define os projetos prioritários da instituição para os próximos dez anos, voltados ao mapeamento e à avaliação de áreas com potencial mineral. O foco está em minerais críticos e estratégicos para a transição energética, segurança alimentar, sustentabilidade do setor e a produção de minerais industriais e gemas.

O plano prioriza, portanto, minerais essenciais ao futuro do Brasil, como terras raras, lítio, cobre, níquel, manganês, grafita, estanho, ouro, fosfato e potássio, distribuídos em 145 áreas definidas, a partir de consulta pública, para serem estudadas de forma aprofundada.

Ao identificar áreas estratégicas e aprofundar o conhecimento sobre o potencial mineral do país, o MME e o SGB asseguram maior previsibilidade aos investidores, fortalecem a formulação de políticas públicas e impulsionam a mineração como um importante vetor de desenvolvimento econômico sustentável. Dessa forma, o Brasil consolida, de maneira contínua, sua posição entre os principais players mundiais do setor.

Acesse o relatório final do PlanGEO, produzido em 2025, aqui.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia