O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, na última sexta-feira (28/11), do painel “Perspectiva de investimento no setor energia”, que integrou a programação da Conferência Ibero-Brasileira de Energia (Coniben), em Lisboa, Portugal. O debate tratou de projetos estratégicos de interconexões e integração europeia, dos principais desafios e oportunidades para o Brasil e dos investimentos previstos no setor de energia para os próximos dez anos.
Representando o MME, o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento, Gustavo Ataíde, apresentou o panorama energético brasileiro. “A troca de experiências é essencial para seguirmos avançando. O Brasil tem implementado instrumentos financeiros e regulatórios para impulsionar a transição energética e promover o desenvolvimento sustentável”, afirmou.
No debate, foi apresentada a perspectiva de expansão da geração de energia por meio dos leilões de reserva de capacidade programados para 2026, voltados especificamente para projetos de armazenamento. O LRCAP terá como objetivo contratar potência, em megawatts (MW), proveniente de novos sistemas de armazenamento de energia em baterias (SAE-BESS). Também estão previstos leilões de transmissão para o próximo ano. A meta, até 2034, é alcançar 218 mil quilômetros de novas linhas de transmissão.
Ataíde destacou ainda o elevado grau de renovabilidade da matriz energética brasileira em comparação ao restante do mundo e aos países da OCDE. Em maio deste ano, o Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional 2025 (ano-base 2024) apontou que a matriz a matriz energética atingiu, no ano passado, o patamar de 50% de renovabilidade, principalmente pela manutenção da oferta de energia hidráulica e biomassa da cana, além do crescimento de fontes como licor preto, biodiesel, eólica e solar fotovoltaica.
Coniben
A Coniben é um evento pioneiro focado na área energética com temática Íbero-Brasileira. Neste ano o evento teve como tema principal a Convergência Energética: Estratégias para Mitigação e Compensação. O foco da conferência é reunir diferentes perspectivas e múltiplas abordagens para refletir sobre temas emergentes, como descarbonização, transição energética e a busca por modelos de produção e consumo mais sustentáveis.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn


