O Ministério de Minas e Energia (MME) se reuniu, nesta segunda-feira (15/09), com representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para discutir estratégias que visam ampliar a participação do Brasil no mercado global de minerais críticos e estratégicos, fundamentais para a promoção da transição energética. Durante o encontro, destacou-se a importância do país em consolidar parcerias internacionais para fortalecer e atrair novos investimentos para o setor de mineração.
“Os minerais críticos e estratégicos são fundamentais para avançarmos na transição energética e no desenvolvimento de novas tecnologias. Nosso compromisso é ir além da extração mineral e criar condições para que o país se torne um polo de industrialização, inovação e geração de valor agregado. Queremos ampliar parcerias internacionais e atrair investimentos que fortaleçam a produção nacional e posicionem o Brasil como protagonista global nesse setor”, disse a secretária Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Ana Paula Bittencourt.
A expectativa é que o Brasil consolide sua posição como destino atrativo, confiável e competitivo para investimentos de longo prazo. Com abundância de recursos naturais, estabilidade regulatória e compromisso com a sustentabilidade, o país pretende não apenas garantir o fornecimento de minerais críticos ao mercado global, mas também atrair a instalação de novas etapas produtivas em território nacional, ampliando seu protagonismo na transição energética mundial.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn