MME recebe contribuições sobre áreas prioritárias para pesquisas de recursos minerais

- Divulgação/SGB

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu consulta pública para o Plano Decenal de Mapeamento Geológico e Levantamento de Recursos Minerais 2026-2035 (PlanGeo). A iniciativa visa ouvir o setor produtivo e a sociedade civil para definir áreas prioritárias para pesquisas com foco na transição energética e segurança alimentar, além de iniciativas relacionadas à inteligência mineral, rochas e minerais industriais e nucleares.

O formulário está disponível no site do Serviço Geológico do Brasil (SGB), empresa pública vinculada ao MME, e responsável pela execução do plano. As contribuições ajudam a orientar políticas públicas, fomentar a pesquisa mineral e ampliar o conhecimento geológico sobre regiões estratégicas com potencial mineral, considerando um ciclo de 10 anos.

A consulta pública para o PlanGeo 2026-2035 atende a Portaria Normativa nº 72/GM/MME, de 13 de março de 2024. O documento estabelece como diretrizes para o planejamento decenal: previsibilidade, transparência, participação social, geração de conhecimento para o desenvolvimento nacional e aderência às estratégias dos planos setoriais nacionais.

O prazo para envio das propostas encerra no dia 15 de junho de 2025. Para participar, acesse o site da Plataforma de Recursos Minerais.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
  Telefone: (61) 2032-5759/5620 | E-mail: [email protected] 


 Instagram  Twitter  Facebook  YouTube  Flickr  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia