MME reúne ministros do Mercosul e amplia cooperação energética e mineral

- Foto: Tauan Alencar/MME

O Ministério de Minas e Energia (MME) sediou, nesta terça-feira (25/11), a IV Reunião de Ministros de Minas e Energia do Mercosul. O encontro foi realizado sob a presidência Pro Tempore Brasil do Mercosul. Estiveram presentes os ministros dos Estados Partes do Bloco e os ministros do Chile e da Colômbia, como Estados Associados, além da Organização Latino-americana e Caribenha de Energia (OLACDE).

Representando o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento, Gustavo Ataíde, destacou durante a abertura da reunião que ​​a integração energética e mineral é essencial para o futuro dos países da América do Sul. “A mensagem central deste encontro é integrar nossos mercados e garantir oferta de energia a preços acessíveis para os nossos povos, fortalecendo nossas economias, promovendo reindustrialização e garantindo soberania energética e desenvolvimento econômico sustentável”, destacou Ataíde.

Durante a reunião foi aprovada a Declaração dos Ministros de Energia e Minas dos Estados Partes do Mercosul e do Chile sobre a Integração Regional de Energia e Minerais, na qual reconheceram o papel estratégico do setor energético e mineral como vetor estruturante da integração regional e elemento essencial para o fortalecimento da segurança energética, da resiliência dos sistemas e do desenvolvimento sustentável de nossos povos.

Na declaração ministerial, o bloco ressaltou os avanços obtidos na integração gasífera e elétrica, o fortalecimento da cooperação em biocombustíveis e Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF, na sigla em inglês), o aprofundamento do diálogo sobre minerais estratégicos e a relevância da convergência regulatória para a consolidação de um mercado energético regional integrado, eficiente e competitivo.

Sob a presidência brasileira, o MME é responsável pelo Subgrupo de Trabalho-9 (Energia), o Subgrupo de Trabalho-15 (Mineração e Geologia) e o Grupo Ad Hoc de Biocombustíveis.

Acesse a íntegra da declaração, disponível em português e espanhol. 

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia