Montadora chinesa cede 100 veículos eletrificados para uso na COP30

Organização da COP30 já começou a mobilização dos veículos, que serão utilizados exclusivamente durante os dias da conferência | Foto: Divulgação

A organização da COP30 recebeu, nesta quarta-feira (5), 100 veículos da empresa GWM Motors que darão apoio à logística do evento em Belém nas próximas semanas. Os automóveis serão utilizados exclusivamente durante os dias da conferência. Por meio de parceria com o Governo Federal, os carros eletrificados atenderão autoridades, organizadores e delegações participantes da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

Durante o ato simbólico de entrega, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, agradeceu à GWM pela confiança e destacou o fortalecimento da parceria entre o Brasil e a China. “Nós agradecemos também a integração econômica, industrial e tecnológica, com a montagem dos carros da montadora no Brasil. Com certeza isso reforça nossos laços econômicos e de cooperação”, afirmou, em referência à primeira fábrica da empresa chinesa no Hemisfério Sul, localizada em São Paulo.

Participaram do evento o embaixador da República Popular da China no Brasil, Zhu Qingqiao; o presidente da GWM no Brasil e no México, Andy Zhang; o diretor de Relações Institucionais da empresa, Ricardo Bastos; e o diretor de Operações, Diego Fernandes.

Para Ricardo Bastos, a iniciativa reforça o compromisso da GWM com a mobilidade sustentável e a transição energética. “Essa ação traduz, na prática, a estratégia global da GWM de investir em tecnologias de baixo carbono e contribuir de forma concreta para a redução das emissões e para o avanço da agenda climática mundial”, afirmou.

Rui Costa também ressaltou o papel da China nas negociações climáticas e o alinhamento entre os dois países em favor da agenda ambiental. “Hoje, a China é uma referência e tem sido, ao lado do Brasil, um dos países que lideram as discussões para a redução das emissões no planeta”, destacou o ministro.

Investimento da GWM no Brasil

No primeiro semestre deste ano, a empresa chinesa confirmou um investimento de R$ 6 bilhões no Brasil, anunciado durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, quando ele se reuniu com o fundador da GWM, Jack Wey.

Os recursos serão aplicados no país entre 2027 e 2032 e incluem a ampliação da fábrica de Iracemápolis (SP), além da incorporação de dois novos modelos à linha de produção nacional.

COP30

A Cúpula do Clima será realizada nesta quinta (6) e sexta-feira (7), com a presença de chefes de Estado e de Governo, ministros e dirigentes de organizações internacionais. Já a Conferência das Partes (COP30) ocorrerá de 10 a 21 de novembro, reunindo negociadores, lideranças mundiais, cientistas, empresários e representantes da sociedade civil.

Fonte: Casa Civil