Moradores das propriedades rurais do Distrito de Cabeceira do Apa, região do Boa Vista, área rural de Ponta Porã, entraram em contato com a redação do Pontaporainforma para reclamar que na região da Lar Apa Norte, a rede de energia necessita de manutenção e limpeza constante, serviço esse que não é feito pelo funcionário da concessionária Energisa e nem autorizado uma empresa particular a realizar o serviço.
Segundo as pessoas que fizeram a denúncia, a energia chega a cair em torno de 5 vezes ao dia e até no período noturno, deixando os moradores no escuro algumas vezes. Informaram ainda que já ficaram 14 dias sem energia na localidade.
Foi informado pelos usuários do sistema, que muitas vezes os funcionários das empresas prestadoras vão ate o local, fazem o trabalho rápido, de qualquer jeito, para poder voltar para cidade antes de escurecer.
Informaram que se não tiverem esses problemas solucionados, pretendem montar uma comissão de usuários e se dirigir até o Procon de Ponta Porã para denunciar a empresa Energisa pelo descaso.
Segundo relato, as redes estão precárias nas fazendas Pinheirinho e Fazenda Joca.
Outro ponto que os usuários destacaram é que não se tem autorização do Escritorio Central de Campo Grande. E os produtores não podem fazer a manutenção, pois correm o risco de descarga elétrica e segundo a legislação, somente equipes especializadas podem executar tal serviço.
Enquanto isso, produtores ficam a espera da boa vontade da Energisa.
A reportagem do site Pontaporainforma entrou em contato com a empresa e em seguida, a assessoria de imprensa entrou em contato com a redação do site e após saber de todos os problemas que a região de Cabeceira do Apa vive, enviou uma nota.
Nota da Energisa:
De acordo com os dados levantados por meio do sistema operacional e de atendimento da concessionária de energia, durante todo ano de 2025, foram registradas três ocorrências de interrupções no fornecimento de energia da região, predominantemente em períodos de clima severo. Todos casos foram atendidos.
De toda forma, a empresa informa que realizará uma nova inspeção técnica na rede local para mapear necessidade de manutenções e garantir a continuidade dos serviços de forma constante e com uma energia de qualidade para todos os clientes da região.


