19.3 C
Ponta Porã
quarta-feira, 21 de outubro, 2026

Morre em Campo Grande ex-vocalista do Bêbados Habilidosos, Renato Fernandes

16/02/2015 19h

Confira o vídeo abaixo

Campograndenews

O ex-vocalista da banda de blues Bêbados Habilidosos, Renato Fernandes, morreu nesta segunda-feira, aos 53 anos. A notícia foi publicada por volta das 15 horas no Facebook do baterista Erik Artioli. “Amigos do face… é com muito tristeza que informo a morte do vocalista do Bêbados Habilidosos, Renato Fernandes”.

Em março de 2013, Renato já havia sofrido um princípio de infarto enquanto comemorava o aniversário da mãe. Nesta segunda, a informação é de que ele teria passado mal durante o almoço, foi levado ao posto de saúde, mas sofreu 10 paradas cardíacas. As tentativas de reanimá-lo não tiveram sucesso.

Em junho do ano passado a banda anunciou o fim quando estava para fechar o quarto CD, depois de 24 anos como referência do blues no Estado.

Em 2011, Renato foi protagonista do documentário “Ele é o blues”, que conta a história de vida do cantor e compositor, nome fundamental para a música e, especialmente, o blues de Mato Grosso do Sul.

Ele surgiu com a Blues Band, em 1990, a primeira oficialmente do gênero por aqui. Anos depois, a banda partiu-se ao meio, virando Bêbados Habilidosos e o Bando do Velho Jack, a última, ainda na ativa.

Renato deixou músicas inéditas para CD que deve ser lançado em agosto

Os Bêbados Habilidosos brigavam, mas a história sempre aproximava os músicos que já pensavam em voltar a tocar juntos para o lançamento do novo CD da banda, com previsão para agosto. Infelizmente, não deu tempo…

Em junho do ano passado, quando se separaram após 24 anos de estrada, ironicamente eles já falavam que seria uma “obra póstuma”.

“Já havíamos gravado tudo, só falta mixar”, lembra o guitarrista Rodrigo Paiva, 37 anos, sobre “Vida Dura”, trabalho que agora será entregue aos fãs sem Renato no palco. São 14 canções, todas assinadas pelo vocalista, dez delas inéditas.

“Ele deixou gravada a voz guia, mas era tão bom até na guia, que vai ser fácil usar como voz máster e terminar o CD”, diz o contrabaixista Marcelo Rezende, de 42 anos.

Apesar da fama de mau de quem vive do blues e do rock, os companheiros de banda choram com força a morte do amigo. “Metade da minha vida foi dividindo o palco com ele. Quando a gente viajava, também dividia o quarto. Era um irmão. É duro de mais. Nem dá para acreditar. Se hoje eu sou músico, devo ao Renato”, agradece Marcelo.

Renato ajudou a criar a Blues Band, na década de 90. Depois, com o fim do grupo, surgiu o Bêbados Habilidosos, para o bem do gênero em Mato Grosso do Sul

Agora, definitivamente a banda acabou, sentencia Rodrigo. “O Renato é insubstituível. Nem tem como voltar sem ele. Agora ficamos na história”, resume Rodrigo.


Em 2011, Renato foi protagonista do documentário “Ele é o blues”, que conta a história de vida dele. (Foto: Arquivo)

Renato (calça clara) morreu na tarde de hoje em Campo Grande. (Foto: Reprodução Facebook)