Na última terça-feira (20), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) realizaram um momento de escuta com os pescadores e pescadoras de Sergipe na Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura, em Aracaju.
Na ocasião, os pescadores relataram os principais gargalos para a pesca artesanal no estado, além de destacarem pontos importantes para a defesa dos territórios de pesca.
De acordo com o presidente da Federação dos Pescadores do Estado de Sergipe, Marcos Menezes, é fundamental o diálogo sobre o ordenamento da pesca no Estado. “Essa é uma ação que fortalece o direito dos pescadores. Nós precisamos ter acesso aos locais de pesca”, afirma.
Para a coordenadora-geral de Gestão Participativa Costeira-Marinha do MPA, Adayse Bossoleni, esses encontros são fundamentais para aproximar o MPA dos pescadores artesanais. “Esses momentos representam uma troca rica em que os pescadores conseguem trazer para nós as demandas e as suas prioridades, resultando em ações mais positivas”, reforça.
A partir das demandas levantadas pelos pescadores, os representantes do MPA e do MMA irão subsidiar o estado para elaborar uma proposta de ordenamento continental, costeiro e marinho para Sergipe.