11/09/2017 06h50
Segundo a Polícia Civil, dos 7,5 mil roubos registrados em 2017, em Mato Grosso do Sul, 63,47% foram de aparelhos celulares.
Conjuntura Online
Roubos e furtos de celulares em Mato Grosso do Sul têm preocupado as autoridades. Para tentar diminuir os casos, o governo do estado assinou um convênio com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que vai permitir o bloqueio do aparelho com mais facilidade na hora do registro do boletim de ocorrência.
Só em 2017, dos 7,5 mil roubos registrados, 63,47% (4.817) foram de aparelhos telefônicos, segundo a Polícia Civil. Com o convênio, o governo do estado terá acesso ao cadastro nacional de aparelhos roubados e furtados. A expectativa é de que os crimes diminuam.
“Possibilita que o policial, o agente de segurança pública tão logo formulado o boletim de ocorrência de furto, roubo ou extravio de um aparelho celular, ele possa entrar no sistema e fazer o bloqueio usando esse aparelho para qualquer outra linha telefônica. Eu acredito que irá desestimular tanto a questão do furto quanto do roubo desses equipamentos”, afirmou o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa.
O Cemi (Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas) tem um cadastro de 6,5 milhões de celulares. Mato Grosso do Sul é o quinto estado a aderir ao sistema.
“Fica num banco de dados junto a BRTelecom, então se você pega o aparelho de uma operadora e vai tentar habilitar em outra vai ter acesso, todas as operadoras estão juntas nesse sistema”, afirmou Vera Sierburger, gerente da Anatel.
A Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) prendeu um homem em Campo Grande e recuperou 11 aparelhos celulares. Segundo a polícia, o suspeito roubo todos os aparelhos no Centro da cidade usando uma arma de brinquedo.
De acordo com a Derf, sete pessoas já foram até a polícia e recuperaram o aparelho, mas ainda falta identificar outras quatro vítimas. Se alguém teve o celular roubado ontem na área central de Campo Grande pode ligar na delegacia para conferir pelo número (67) 3368-6600.


