22 C
Ponta Porã
domingo, 18 de outubro, 2026

MS promete combate mais eficaz contra Dengue em 2022

SES vai inserir 135 mil kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que devem reforçar o combate contra Aedes Aegypti.

Após ocupar o 5º lugar entre os estados com mais números de casos de Dengue no País, a Secretaria de Estado de Saúde (Ses), promete um combate mais eficaz para o ano de 2022, com equipamentos de reforço que serão utilizados nas visitas domiciliares.

Nesta sexta-feira (17), a pasta disse que vai introduzir 135 mil kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) do Ministério da Saúde.  

Os objetos devem ser designados aos 79 municípios, entre os itens estão: luvas, macacões, vales com abas, sacos de lixos, luvas ecológicas, protetores, calças e botinas.

Segundo o titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES), os materiais prometem mais segurança para que o trabalho seja feito de forma competente no próximo ano.

“A secretaria esta entregando cerca de 135 mil itens para que os municipais possam paramentar os colaboradores no combate ao mosquito Aedes Aegypti e outras doenças que estão presentes aqui em Mato Grosso do Sul”, explicou.

“Hoje vamos entregar para quatro municípios e nos próximos dias, entregaremos o restante. Essas doenças são muito presentes em períodos chuvosos, é por isso que estamos intensificando nossas ações nesse período, e agora nós estamos intensificando esse combate nas entregas de equipamentos contra endemias” , ressaltou.

Os kits distribuídos pela secretaria aos municípios, reintegra o combate a Dengue, Zika e chikungunya, além da Leishmaniose, que de acordo com o secretário, é outra doença que “também é muito presente aqui no Mato Grosso do Sul”, e tem preocupação .

Nesta sexta-feira, as quatro cidades foram até a Coordenação Estadual de Controle de Vetores (CECV), para a retirada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), sendo elas: Bandeirantes, Terenos, Jaraguari e Sidrolândia.

Este ano, Mato Grosso do Sul ocupou a 5ª posição no ranking em relação às 27 Unidades da Federação com maiores casos de Dengue. 

Segundo o último boletim epidemiológico desta quarta-feira (15), o Estado possui 11.313 casos prováveis ​​da doença com alta incidência de infecções.

Resende fez questão de lembrar os cuidados que precisam ser tomados contra a Dengue diante do cenário que o Estado enfrenta. 

“Devemos ter um olhar mais atençãoo, ver onde tem recipientes, tampinhas de garrafas, qualquer material inservível, má condicionamento, ou seja, descuido com esses materiais. Tudo qu desrespeito a água, é local para foco, olhar como calhas das nossas casas, fazer uma varredura completa para poder proliferar no mosquito, inclusive nas plantas “. 

Fonte:Correio do Estado