MS tem alerta de tempestade com risco de granizo e ventos de até 100 km/h

Arte: Inmet

A área atingida compreende a faixa centro-sul e sudoeste do estado, incluindo municípios como Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Corumbá, Aquidauana, Maracaju, Amambai, Naviraí, entre outros.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de tempestade de grau de perigo para grande parte de Mato Grosso do Sul, válido entre 10h de sexta-feira (7) e 18h de sábado (8). O aviso indica chuvas intensas, com volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos fortes, que podem atingir 100 km/h, e possível queda de granizo.

Campo Grande ainda tenta se recuperar dos estragos provocados pela chuva de quarta-feira. Foram dezenas de ocorrências envolvendo quedas de árvores.

A área atingida compreende a faixa centro-sul e sudoeste do estado, incluindo municípios como Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Corumbá, Aquidauana, Maracaju, Amambai, Naviraí, Jardim, Bonito, Iguatemi e Porto Murtinho, entre outros. Mais de 50 municípios estão sob o aviso meteorológico.

Segundo o Inmet, as condições atmosféricas mais instáveis devem persistir até o sábado, devido ao avanço de uma frente fria mais significativa. A combinação entre calor e umidade cria ambiente favorável à formação de nuvens carregadas, capazes de provocar tempestades com raios, rajadas de vento e granizo.

No domingo (9), a passagem da frente fria deve provocar uma acentuada queda nas temperaturas, especialmente nas regiões sul e sudoeste. As mínimas podem ficar entre 11°C e 14 °C, em Ponta Porã e Sete Quedas, marcando uma virada brusca no tempo após o período de instabilidade.

Entre os riscos potenciais, o alerta cita a possibilidade de cortes de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e danos em plantações. O Inmet orienta a população a não se abrigar sob árvores durante rajadas de vento e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também recomenda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em caso de tempestade.

O aviso cobre os seguintes municípios: Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

A recomendação é de atenção redobrada durante o período do alerta e acompanhamento das atualizações emitidas pelos órgãos oficiais de meteorologia e defesa civil.

Fonte; Campograndenews