O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizará dois painéis abordando os impactos das mudanças climáticas e sobre o mundo do trabalho e os caminhos para uma transição justa e sustentável durante a realização da COP30 que acontece em novembro de 2025 em Belém (PA).
Os eventos acontecem no Pavilhão Brasil da COP 30. Dia 12 de novembro (quarta-feira), das 16h15 às 17h15, será realizado o painel “Negociação Coletiva e Transição Justa: Caminho para o Trabalho Sustentável”, com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará, Alex Dias Carvalho; e do coordenador do Fórum das Centrais Sindicais, Clemente Ganz Lúcio. A mediação será feita pelo secretário de Relações do Trabalho do MTE, Marcos Perioto.
No dia 13 de novembro (quinta-feira), das 13h45 às 14h45, será realizado o painel “Mudança Climática, Estresse Térmico e Impactos na Saúde e Segurança do Trabalho”, também com a presença do ministro Luiz Marinho; além do pesquisador da Fundacentro/SC, Daniel Bitencourt; e do dirigente sindical Eduardo Anunciato (“Chicão”), do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo. A mediação será feita por Maíra Lacerda e Silva, chefe da Assessoria Internacional do MTE.
Os encontros integram a programação oficial do Pavilhão Brasil – Setor Verde e reforçam o compromisso do MTE com o diálogo social e com políticas públicas que promovam o trabalho decente em um contexto de transição climática justa.


