MTE e SESI lançam programa com 3 mil vagas gratuitas de EJA Profissionalizante em Santa Catarina

Foto: Fiesc

O Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com o  Serviço Social da Indústria (SESI) e o Conselho Nacional do SESI (CN-SESI), lançou, no dia 26 de novembro, em Florianópolis (SC), o programa SEJA PRO+ Trabalho e Emprego com 3 mil vagas gratuitas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante.

A cerimônia foi realizada na Sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e contou com as presenças do assessor do MTE Marcelo Benedito; da secretaria Danielle Amorim Silva, vice-almirante das forças armados, Augusto José da Silva, do diretor superintendente do Departamento Nacional do SESI, Paulo Mol; do presidente das Fiesc, Gilberto Seleme, e da gerente de Projetos do Conselho Nacional do SESI, Roberta de Oliveira.

O programa é uma oportunidade para que pessoas, preferencialmente de 18 a 29 anos, concluam os estudos em até 13 meses, aprendam uma profissão e ampliem as chances de inserção no mercado de trabalho. Uma parte das 3 mil vagas será destinada a pessoas atendidas por organizações não governamentais, militares e pessoas privadas de liberdade.

Para Marcelo Benedito, representante do MTE, é imprescindível que as vagas de qualificação estejam alinhadas às demandas da indústria e sejam atraentes para os jovens. Ele também destacou que o Governo Federal tem investido na construção de um ecossistema de inclusão produtiva, fortalecendo programas e ações voltadas à qualificação, emprego e renda. “Avançamos na digitalização e modernização das ferramentas de promoção do trabalho, desenvolvendo recentemente o “Emprega Aí”, uma solução baseada em inteligência artificial integrada ao Sistema Nacional de Emprego (SINE), capaz de recomendar cursos e vagas compatíveis com as experiências e habilidades dos trabalhadores”, explicou.   

As aulas têm previsão de início para março de 2026 e serão realizadas nas sedes das entidades parceiras ou nas unidades do SESI/SC. As inscrições permanecem abertas até fevereiro, no endereço: sesisc.org.br/educacao.

O programa SEJA tem como finalidade ampliar as oportunidades para jovens entre 18 e 29 anos, permitindo que concluam a Educação Básica, obtenham qualificação técnica e fortaleçam suas trajetórias de inserção no mundo do trabalho.

Iniciativas como essa são fundamentais para transformar desafios em oportunidades, promovendo mais dignidade, autonomia e desenvolvimento para a juventude brasileira.

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego