MTE prestigia festividades do Bembé do Mercado na Bahia

O secretário de Qualificação, Emprego e Renda, Magno Lavigne, esteve presente nas atividades da Semana de Afroturismo Religioso, que estão acontecendo em municípios do Recôncavo Baiano.  As atividades, organizadas pelo Instituto Afroamérica, iniciaram no dia 10 e vão até o próximo domingo (18)

Lavigne participou da abertura na palestra “O Turismo pela Afro religiosidade no Recôncavo”, em Cachoeira, e da mesa redonda “O protagonismo das religiões de matriz africana para o turismo criativo e cultural”, em São Félix. Ele também esteve nas presente, no dia 13, em Santo Amaro, nas festividades do Bembé do Mercado, um espaço de fortalecimento da economia do turismo regional e religioso.

Lavigne destacou que o Bembé do Mercado é a maior festa de Candomblé ao ar livre do mundo, a festa da resistência e da liberdade do povo negro que não aceitou a escravidão. Ele disse que o Ministério do Trabalho e Emprego tem ações concretas voltadas para a qualificação na região, que priorizam os jovens afrodescentes. “É o MTE cuidado para que a população tenha acesso à educação e à cultura, além da possibilidade de empreender para ter renda”, ressaltou.

Por meio do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional, o projeto do Instituto Afroamérica foi selecionado por meio de edital público, pelo MTE, para realizar cursos na região do Recôncavo Baiano. O projeto Rotas do Recôncavo prevê a oferta de 750 vagas em cursos de qualificação gratuito na área de Agente Local de Turismo Cultural e Criativo em seis municípios: Félix, Muritiba, Maragogipe, Cachoeira e Santo Amaro. As aulas iniciaram em março deste ano.

Dentro da mesma proposta, o MTE também tem parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que por meio do Projeto Geração, abriu 3 mil vagas de qualificação profissional em turismo cultural e criativo em 14 estados, incluindo a Bahia.

Programa Manuel Querino

Lançado em 2023 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional já pactuou mais de 100 mil vagas para a qualificação de trabalhadores e trabalhadoras. As vagas são oferecidas por meio de parcerias com estados, Distrito Federal e municípios via Sistema Nacional de Emprego (Sine), Universidades Federais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e Organizações da Sociedade Civil (OSC) de todas as regiões do Brasil.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego