MTur na COP: Monitores da Escola Nacional do Turismo lideram Roteiro Cultural e Turístico para delegações da COP30

Imagem: Equipe MTur

Cerca de 50 monitores formados pela Escola Nacional do Turismo deram início, nesta segunda-feira (10/11), ao Roteiro Cultural e Turístico da COP30, guiando delegações e visitantes pelas ruas de Belém (PA) por meio de ônibus panorâmico (city tour). Preparados para atuar de forma bilíngue e qualificada, os estudantes – formados em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA) – acompanharam o ministro do Turismo, Celso Sabino, no primeiro percurso oficial do veículo, que passou por pontos emblemáticos da cidade-sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Até o dia 22 de novembro, os participantes da COP30 poderão vivenciar a mesma experiência, que tem como objetivo valorizar a cultura local, promover o turismo sustentável e apresentar a riqueza histórica e ambiental de Belém a visitantes de todo o mundo.

Os interessados podem retirar gratuitamente as pulseiras de acesso ao city tour, que percorrerá um percurso de 30km, no estande “Conheça o Brasil”, do Ministério do Turismo, localizado na Green Zone. O acesso também está garantido com o crachá que dá acesso à Blue Zone da COP30.

“A iniciativa faz parte do conjunto de ações do Governo do Brasil para valorizar o turismo local e promover o destino Belém durante o evento, que deve reunir mais de 50 mil visitantes de todo o mundo”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

O projeto é realizado em parceria com o Ministério do Turismo, Banco do Brasil, BNDES, Caixa, Itaipu Binacional, Banco da Amazônia e OEI, e busca proporcionar aos públicos nacional e internacional uma experiência imersiva que una cultura, hospitalidade e sustentabilidade amazônica. O circuito conta com ônibus panorâmicos double deck adesivados com a identidade visual da COP30.

O passeio percorrerá 11 pontos turísticos da capital, destacando o patrimônio histórico, a biodiversidade amazônica e o modo de vida paraense. Entre as paradas previstas estão a Blue Zone (Parque da Cidade), o Terminal Hidroviário Internacional, a Estação das Docas, a Casa BNDES – Mercedários, o Ver-o-Peso, o Cinema Olympia e o Mercado de São Brás, entre outros espaços culturais de Belém.

Os city tours acontecerão diariamente, das 14h às 20h, e fazem parte da programação oficial do Governo do Brasil durante a COP30. Com a iniciativa, o Ministério do Turismo busca não apenas divulgar os destinos turísticos do Pará, mas também posicionar o país como referência global em turismo de baixo carbono e experiências responsáveis.

“É um momento muito especial para nossos alunos da Escola Nacional de Turismo. Fico orgulhoso de ver nossos estudantes tão bem preparados. A experiência não apenas reforça o aprendizado prático deles, mas também simboliza o quanto estamos comprometidos em qualificar futuros profissionais do setor. Agora eles já estão atuando como monitores junto aos guias, mostrando na prática o que aprenderam. É um passo importante para consolidar Belém como um destino turístico de excelência”, afirmou o diretor da Escola Nacional do Turismo, Marcos Cesar.

A ESCOLA – Lançada oficialmente em 29 de novembro de 2024 em Belém (PA), a Escola Nacional de Turismo oferece cursos gratuitos e de alta qualidade, com foco nas regiões do estado que possuem potencial turístico. Desde sua inauguração, a instituição disponibilizou mais de 5 mil vagas em cursos presenciais e a distância, incluindo idiomas, atendimento ao turista, hospitalidade, segurança alimentar e turismo de base comunitária. A estratégia integra o legado da COP30, apostando na qualificação como eixo central para o desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil.

Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo