De acordo com informações, a vítima seria uma mulher em situação de rua.
Mulher, de 46 anos, foi atacada por um cão da raça pit bull ao pular o muro de uma casa, no bairro Cristo Redentor, em Corumbá, na tarde de quinta-feira (9).
Na ocasião, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 14h45 para a Rua Alameda Simão Bolívar. Ao chegar ao local, os militares encontraram a mulher com ferimentos lacerantes nos braços e hemorragia ativa. Ela foi encaminhada ao hospital.
De acordo com informações, a vítima seria uma mulher em situação de rua. Ela teria sido atacada quando pulou o muro de uma casa e foi surpreendida pelo pit bull.
Ataques de pit bulls disparam em MS
Recentemente, os ataques de cães da raça pit bull dispararam em Mato Grosso do Sul. No início de setembro, dois casos ganharam repercussão após um cão morrer durante o ataque e o rosto de um idoso ficar desfigurado.
Um dos casos ocorreu em Corumbá, no dia 1º do mês passado, quando um idoso de 64 anos foi atacado por um pit bull e teve o rosto desfigurado. Ele teve lesão lacerante no rosto, com perda de tecido nos lábios, nariz e bochecha. Ainda, sofreu um corte profundo na altura do olho e a perda de vários dentes.
Já no dia seguinte, um cão sem raça definida morreu após ser atacado por dois pit bulls, no Portal Caiobá, em Campo Grande. Um veículo que passava pelo trecho avançou sobre os cães e buzinou, na tentativa de frustrar o ataque, mas em vão. Um dos vira-latas, Neguinho, foi arrastado para um matagal.
Vale ressaltar que um pit bull solto pode configurar um crime, pois o tutor pode ser responsabilizado civil e penalmente por omissão de cautela, negligência ou imprudência na guarda do animal.
De acordo com a CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses), em casos de denúncia de animais soltos, são gerados autos de infração, que são analisados pela CJC (Coordenadoria de Julgamento e Consulta). No entanto, a secretaria esclarece que nem toda infração é convertida em multa e que há um trâmite até que haja uma deliberação. Sendo assim, cada caso é analisado individualmente.
Toda denúncia onde é constatado um auto de infração pode resultar em uma advertência ou até uma multa. Existem vários fatores a serem considerados, como, por exemplo, se o animal é de grande porte, se oferece risco em potencial ou é agressor. Em caso de reincidência, a penalidade é agravada. O valor da multa prevista no código sanitário é de R$ 100 a R$ 15 mil.
Fonte: Midiamax


