21.7 C
Ponta Porã
quinta-feira, 23 de maio, 2024
InícioBrasil & MundoMuseu da República recebe exposição do fotógrafo italiano Uliano Lucas

Museu da República recebe exposição do fotógrafo italiano Uliano Lucas

Museu da República recebe exposição do fotógrafo italiano Uliano Lucas
Emanuelly Fernandes

Museu da República recebe exposição do fotógrafo italiano Uliano Lucas

A mostra “Revoluções – Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974)”, do fotógrafo italiano Uliano Lucas, estreia no Brasil com uma exposição que mergulha nos turbulentos períodos de independência e celebração da liberdade. A abertura da exposição ocorreu nessa terça-feira (14), no Museu Nacional da República, e ficará em cartaz até sete de julho.

Com curadoria dos professores Elisa Alberani, Miguel Cardina e Vincenzo Russo, a exposição oferece uma jornada através de 56 fotografias, algumas inéditas, que capturam momentos dos processos de independência de Angola e Guiné-Bissau, além da celebração da liberdade em Portugal, em abril de 1974, após 48 anos de ditadura.

“Revoluções” está dividida em três partes distintas, cada uma correspondendo a um território fotografado por Uliano Lucas entre 1969 e 1974. A primeira parte, intitulada “Guiné-Bissau – 1969”, apresenta fotografias da missão que levou o fotógrafo italiano às “zonas libertadas” da Guiné-Bissau, a pedido do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde).

Já a segunda parte, “Angola, 1972”, exibe imagens da vida cotidiana dos guerrilheiros e guerrilheiras do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola). Por fim, a terceira parte, “Portugal – 1972 e 1974”, retrata aspectos do país no final da ditadura (1972) e culmina na celebração dos dias de festa da Revolução em Portugal (1974).

Além da exposição, nos dias nesta quarta-feira (15) e quinta-feira (16), no auditório 2 do Museu Nacional da República, ocorre o Colóquio “Retratos da Revolução”. O evento conta com a participação dos curadores e de acadêmicos brasileiros, que debaterão temas como a construção da democracia, a liberdade e a importância da memória histórica. A realização é do Instituto de Letras da Universidade de Brasília e a participação é gratuita, sem necessidade de agendamento prévio.

Serviço:

Exposição fotográfica

“Revoluções – Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974)”

Período da exposição: de 14 de maio a 07 de julho

Horário de visitação: Terça-feira a Domingo, das 9h às 18h30

Local: Museu Nacional da República

Entrada franca/livre

Colóquio “Retratos das revoluções”

Data e horários: 15 de maio, 19h-21h; 16 de maio 16h-18h e 19h-21h

Programa completo: LINK

Local: Auditório 02, Museu Nacional da República

Participação gratuita e sem agendamento prévio.

Confira os cliques do lançamento da exposição:

Embaixador italiano Alessandro Cortese

Savio Cara Juquim; Rai Carvalho; Renata Zuquim; Alexandra Pinho

DSC_9289-Aprimorado-NR

Ariana Moreira; Manilo Sabatini

Felipe Ramon; Sara Seilert; Erivelto Carvalho

Jeanina Daher; Sérgio Moriconi; Gioconda Caputo

Nicolas Behr

Pedro Bettiol; Isabela Beittol; Valentina Lou Reiro

Clara Margarida Fernandes; Beatriz Martins; Ro Silva; Violet Vitoria de Castro Pereira Lisandra Lelis; Daniel Fernandes; Adriana Teixeira

Elisa Alberani; Vincenzo Russo; Miguel Cardina

The post Museu da República recebe exposição do fotógrafo italiano Uliano Lucas first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional