Com o tema “Agricultura de Baixo Carbono: Caminhos para Sistemas Alimentares Sustentáveis e Resilientes”, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou, nesta quarta-feira (12), de um painel na AgriZone, durante a COP30, em Belém (PA). Promovido pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), o encontro reuniu representantes do governo, do setor produtivo e de instituições financeiras para debater soluções de baixo carbono e o papel das cooperativas na construção de sistemas alimentares mais sustentáveis e resilientes.
O coordenador de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável do Mapa, Carlos Venâncio, destacou o papel das cooperativas na implementação do Plano ABC+ e na difusão de práticas sustentáveis entre produtores rurais. “Foi um painel muito interessante, que mostrou a importância das cooperativas para a implantação do Plano ABC+ no Brasil, para o fortalecimento das práticas sustentáveis e para que a agricultura de baixo carbono avance cada vez mais em todo o território nacional”, afirmou.
O debate destacou como o cooperativismo contribui para acelerar a transição para sistemas alimentares mais sustentáveis e resilientes, ampliando o acesso dos produtores a créditos verdes, capacitação técnica e tecnologias de mitigação climática.
A atividade integrou a programação da AgriZone, espaço promovido pela Embrapa, em parceria com o Mapa, dedicado à agricultura sustentável, à inovação e ao combate à fome durante a COP30.
Informações à imprensa
[email protected]


