
Nova Iorque (EUA) – Durante a 70ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW70), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, participou nesta segunda-feira (9/3) de reuniões bilaterais com representantes da África do Sul e do México para fortalecer a cooperação internacional na promoção dos direitos das mulheres.
No encontro com a ministra das Mulheres, Juventude e Pessoas com Deficiência da África do Sul, Sindisiwe Chikunga, as gestoras dialogaram sobre iniciativas voltadas ao empoderamento econômico das mulheres, ao uso de tecnologias e inteligência artificial, à economia do cuidado e ao enfrentamento à violência digital.
As ministras também discutiram a possibilidade de assinatura de um Memorando de Entendimento entre Brasil e África do Sul para ampliar a cooperação entre os dois países na área de políticas para mulheres.
Márcia Lopes apresentou as iniciativas do governo brasileiro voltadas à organização de um sistema nacional de políticas para as mulheres, com articulação entre União, estados, municípios e sociedade civil.
“Estamos fortalecendo a construção de um sistema nacional de políticas para as mulheres no Brasil, que amplie a proteção e garanta direitos em todo o território. Por sermos um país de dimensões continentais, é fundamental que esse sistema seja construído em diálogo com estados, municípios e com a sociedade civil, para que as políticas públicas cheguem a todas as mulheres”, destacou Márcia Lopes.
Durante a reunião, a ministra também destacou a importância do debate internacional sobre o trabalho de cuidado e seu impacto na vida das mulheres. Márcia Lopes apresentou o processo de elaboração do Plano Nacional de Cuidados no Brasil, construído de forma intersetorial com diferentes ministérios e políticas públicas.
Outro ponto abordado foi a importância de fortalecer o cuidado com a saúde mental das mulheres, especialmente aquelas que vivenciam situações de violência. A ministra mencionou o programa de teleatendimento recentemente lançado pelo Ministério da Saúde, voltado à ampliação do acesso ao acompanhamento psicológico.
O Brasil também ressaltou iniciativas voltadas ao enfrentamento da violência digital contra mulheres e meninas, incluindo a Lei Modelo aprovada no âmbito do MESECVI, e convidou a África do Sul a participar dos eventos promovidos pelo país ao longo da programação da CSW70.

- Bilateral com Ingrid Gómez Saracibar, subsecretária do Direito a uma Vida Livre de Violências do México. Foto: Janara Sousa/MMulheres.
Brasil e México
A ministra também se reuniu com Ingrid Gómez Saracibar, subsecretária do Direito a uma Vida Livre de Violências do México, para discutir a cooperação entre os dois países durante a CSW e fortalecer a articulação regional em defesa dos direitos das mulheres.
Brasil e México têm mantido diálogo frequente em espaços internacionais e compartilharam prioridades para a conferência, entre elas a preocupação com possíveis retrocessos na agenda global de igualdade de gênero.
Durante a CSW70, os dois países participam de uma agenda conjunta de eventos e articulações. O Brasil copatrocina o principal evento paralelo organizado pelo México, voltado à transversalização da perspectiva de cuidado no orçamento público, enquanto o México copatrocina os três eventos paralelos promovidos pelo Brasil. A programação inclui ainda encontros diplomáticos e atividades conjuntas ao longo da conferência.
CSW70
Antes das reuniões bilaterais, a ministra participou de um encontro da Rede Iberoamericana de Mulheres na Política, na sede da Fundação Ford, além da cerimônia de comemoração do Dia Internacional das Mulheres e a abertura oficial da CSW70.
A agenda desta segunda-feira (9) inclui ainda a participação no Segmento Ministerial da CSW70, na discussão do G77 sobre caminhos para acelerar o financiamento sustentável para a igualdade de gênero, além do evento “O Anexo 31 do México: um instrumento para difusão da perspectiva do cuidado no orçamento”.
A Comissão sobre a Situação da Mulher é o principal fórum global dedicado à promoção da igualdade de gênero e ao fortalecimento dos direitos das mulheres. A edição deste ano ocorre entre 9 e 19 de março, na sede da ONU, em Nova Iorque.
Confira mais informações e a programação da delegação neste link.
Fonte: Ministério das Mulheres
