A Escócia é mais um país que mantém diálogo sobre a infraestrutura de transportes brasileira, em implementação pelo Governo Federal. Nesta quinta-feira (11), a convite de Fiona Hyslop, chefe do Gabinete para Transportes da Escócia – equivalente ao Ministério dos Transportes no Brasil –, o ministro Renan Filho visitou o parlamento escocês para uma conversa sobre investimentos, inovação e sustentabilidade no setor.
As duas autoridades abordaram pontos em comum e diferenças entre os modelos de concessões escocês e brasileiro. “Temos similaridades e diferenças nos modelos de concessões, tanto em termos de investimento e planejamento, quanto de inovação e sustentabilidade”, afirmou Fiona Hyslop. A ministra também ressaltou a importância do Brasil na agenda global de sustentabilidade: “O Brasil tem um papel fundamental nesse processo de transição energética e pode mostrar ao mundo que é possível avançar nesse caminho”, destacou.
Renan Filho ressaltou que o Brasil tem buscado ampliar a carteira de projetos por meio da atração de investimentos privados. “O governo do presidente Lula, por meio do Ministério dos Transportes, já ampliou fortemente o programa de concessões de rodovias federais. Só em 16 leilões, conseguimos conceder quase 8 mil quilômetros, somando R$ 176 bilhões em investimentos contratados”, disse.
Para o ministro, a troca de experiências ajuda a enriquecer o debate sobre transição energética. “Apesar de atuarmos em escalas diferentes, é sempre útil compartilhar práticas e mostrar o que já avançamos no Brasil. Neste ano, receberemos a COP30 e vamos evidenciar que o Brasil está pronto para contribuir com a tarefa de liderar a transição energética no planeta, conciliando crescimento econômico e sustentabilidade”, reforçou.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
Fonte: Ministério dos Transportes