No dia do Marinheiro, Ministro da Defesa preside cerimônia de formatura de guardas-marinha


Brasília (DF), 13/12/2025 –
O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, presidiu neste sábado (13), na Escola Naval, no Rio de Janeiro (RJ), a cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro. Durante o evento, 140 aspirantes a oficial foram declarados guardas marinha e receberam suas espadas, marcando o encerramento de quatro anos de formação e o início da carreira no oficialato da Marinha do Brasil (MB).

EN 13DEZ (8 de 19).jpg
.

Durante o discurso de abertura, o Ministro José Mucio destacou a importância dos integrantes da Marinha, responsáveis por garantir a presença do Estado brasileiro no mar, proteger a Amazônia Azul e defender interesses estratégicos nacionais. “Guiados pelo legado de bravura e amor ao Brasil, deixado por seu patrono, o Almirante Tamandaré, hoje, marinheiros e fuzileiros navais, servidores civis e demais integrantes da Marinha exercem suas tarefas com competência e dedicação, enfrentando os desafios da carreira, em benefício de nosso país”, afirmou.

Em seguida, dirigiu-se aos novos aspirantes a oficial e lembrou que a carreira militar exige compromisso, profissionalismo e constante aprimoramento. “Vocês iniciam hoje uma nova fase de suas carreiras profissionais, em cujas águas calmas, profundas ou mar grosso, terão a oportunidade de navegar, agregando suas qualidades e seus talentos em proveito da Marinha e a serviço ao Brasil,” afirmou. 

EN 13DEZ (6 de 19).jpg
.

O Ministro destacou, ainda, que a formação recebida, baseada em conhecimento teórico, prática, preparo físico e atributos morais, habilita os guardas-marinha a cumprirem plenamente suas futuras missões. Também ressaltou o atual ciclo de modernização da Força Naval, que inclui a entrega de novas fragatas, submarinos e do navio polar, além da ampliação da participação feminina na carreira militar. 

“Lembrem-se das variadas lições que aqui receberam. Apliquem seus conhecimentos com responsabilidade, engenho e arte. Sejam exemplos de patriotismo, justiça e coragem”,  incentivou.

Ao final, José Mucio saudou instrutores e professores da Escola Naval, responsáveis pela formação dos jovens oficiais, cumprimentou os familiares presentes, e encerrou destacando a liderança do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, reiterando o papel essencial da instituição para a proteção da soberania nacional.

EN 13DEZ (12 de 19).jpg
.

Nos próximos dias, a Turma Dom Pedro I participará de um período de aprendizagem prática em diversos centros de instrução. Essa etapa tem como objetivo complementar a formação obtida na habilitação anterior e se encerra com a viagem de instrução de guardas-marinha, realizada a bordo do Navio-Escola Brasil.

Destaque da Turma Dom Pedro I

O Ministro fez a entrega da espada ao primeiro colocado geral da turma, o Aspirante a Oficial João Victor Goulart de Oliveira Matos, do Corpo da Armada, natural do Rio de Janeiro (RJ).

Dia do Marinheiro

Na ocasião, foi celebrado o Dia do Marinheiro, com a cerimônia de Imposição da Medalha “Mérito Tamandaré”, concedida a autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.

A data, 13 de dezembro, homenageia o nascimento do Patrono da Marinha do Brasil, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o “Marquês de Tamandaré”, além de destacar o trabalho de homens e mulheres e o comprometimento que a Força tem com a população brasileira, com a inclusão social, a proteção da Amazônia Azul e a defesa da pátria.

Medalha Mérito Tamandaré  

Foi criada em 1957, como forma de homenagear o Patrono da Marinha do Brasil. Entre as condições de merecimento estão qualidades morais e profissionais, comprovada competência e exação no cumprimento do dever.

Por Daniel Lima
Fotos: Marinha do Brasil

Assessoria Especial de Comunicação Social
(Ascom) Ministério da Defesa
(61) 2023-5321

Fonte: Ministério da Defesa