No Salão do Turismo, ministro em exercício destaca papel das unidades de conservação para o desenvolvimento sustentável

O ministro substituto do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, participou nesta quinta-feira (21/8) da cerimônia de abertura da 9ª Edição do Salão do Turismo, em São Paulo (SP), junto ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e aos ministros do Turismo, Celso Sabino, da Fazenda, Fernando Haddad, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, além de outras autoridades federais e estaduais. No evento, Capobianco destacou o papel das Unidades de Conservação (UCs) para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

“Não estamos falando do potencial, mas da realidade de um turismo sustentável que vem crescendo ano a ano, gerando economia, emprego e renda de forma absolutamente harmoniosa com o meio ambiente”, ressaltou. 

De acordo com ele, brasileiros e estrangeiros circulam de “forma expressiva” pelas UCs de todas as categorias ao redor do país, estimulando o “benefício local, apoiando as iniciativas comunitárias e ampliando o conhecimento e contato com a nossa culinária e cultura.” 

Esse quadro positivo reflete, segundo o ministro, um conjunto de iniciativas do governo federal, como a retomada da política de criação de áreas protegidas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desde 2023 e a ampliação das parcerias com o setor privado, a partir da concessão de parques nacionais e da instituição de Reservas Privadas do Patrimônio Natural (RPPNs), por exemplo. 

A recém-sancionada Lei nº 15.180/2025, que instaurou a Política Nacional de Incentivo à Visitação a Unidades de Conservação, fortalecerá ainda mais o turismo sustentável, afirmou Capobianco. “Essa é uma demonstração clara da articulação possível com o Congresso Nacional”, pontuou. 

Alckmin enfatizou que “o turismo promove saúde, aproxima as pessoas do contato com a natureza nesse país fascinante que é o Brasil”, disse. “Turismo é o grande empregador, baseado em menor capital, pequenas empresas, médias empresas, grandes empresas, distribuição de renda. A melhor maneira de estimular o turismo é melhorar a renda do povo, as pessoas terem emprego, ter um dinheirinho para poder viajar, conhecer e promover o turismo.”

Para Celso Sabino, os frutos do crescimento da atividade turística no país serão destacados durante o Salão. “O sucesso que nós vamos ver nesse salão e os números estão vinculados ao sucesso do turismo, ao crescimento industrial, comercial e de serviços, e à melhora na taxa de desemprego, que é a melhor taxa de desemprego da história com menos de 6% de desemprego”

Fernando Haddad reforçou a importância do turismo para a economia e o país como um todo. “O turismo não é apenas uma atividade econômica. Ele enriquece culturalmente, integra o país, promove o conhecimento de nossa história, natureza e cultura. É uma atividade que gera emprego com sustentabilidade e não pode ser mecanizada, pois sua essência é a interação humana. É um privilégio trabalhar com uma equipe que entende a importância estratégica do turismo para o nosso desenvolvimento”, declarou.

Lançamento do Programa “Natureza com as Pessoas”

 O dia de abertura da 9ª Edição do Salão do Turismo teve ainda o lançamento do Programa “Natureza com as Pessoas”, voltado ao fomento da visitação nas UCs federais como estratégia de engajamento da sociedade na preservação do patrimônio natural e cultural do Brasil. A iniciativa foi criada pelo ICMBio em parceria com órgãos como a Embratur.

Além de incentivar a conexão das pessoas com a natureza, o programa buscará gerar benefícios sociais, culturais e econômicos em nível local, regional e nacional, fortalecendo a conservação da biodiversidade e o turismo sustentável.

Acesse aqui o material completo sobre programa. 

Salão do Turismo 

O Salão Nacional do Turismo acontece entre 21 e 23 de agosto, no Anhembi, em São Paulo (SP). O evento é uma estratégia do governo federal para mobilização, promoção e comercialização de roteiros, experiências e produtos turísticos, desenvolvidos e estruturados, segundo as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do Turismo e da Política Nacional de Turismo. 

(Com informações da Secom/PR)

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o 
Flickr do MMA

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima