O aviso, de nível amarelo, indica perigo potencial para chuvas intensas, acompanhadas de ventos fortes e possibilidade de granizo.
A virada do ano deve ser marcada por chuva em 35 municípios de Mato Grosso do Sul, é o que aponta o alerta de tempestade divulgado nesta quarta-feira (31) pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso, de nível amarelo, indica perigo potencial para chuvas intensas, acompanhadas de ventos fortes e possibilidade de granizo.
Conforme o Inmet, o aviso prevê precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 mm ao longo do dia, além de ventos com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h. Entre os principais riscos, estão quedas de energia elétrica, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Estão sob alerta de tempestade os municípios de: Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Eldorado, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Sonora, Tacuru, Taquarussu e, por fim, Três Lagoas.
Campo Grande
Em Campo Grande, a noite desta quarta-feira (31) será com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas, de acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Os ventos serão de intensidade moderada, com rajadas.
Conforme o Climatempo, à meia-noite, o céu de Campo Grande estará nublado, e a temperatura será de 24°C. Chuvas podem ocorrer ao longo da tarde, no primeiro dia do ano.
Evite acidentes
Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos; assim, evita-se que eles se danifiquem com a água.
Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Mais informações estão disponíveis junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Midiamax


