Nota de Solidariedade às vítimas do tornado em Rio Bonito do Iguaçu (PR)

Manifestamos profundo pesar e solidariedade às famílias de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, atingidas pelo violento tornado nesta sexta-feira (7). Nossos corações estão com as pessoas que perderam seus entes queridos, com os feridos e com todos que tiveram suas vidas e seus lares devastados por essa tragédia climática.

Até o momento, foram confirmadas cinco mortes e 432 feridos, segundo a Defesa Civil do estado.

É fundamental reconhecer que fenômenos climáticos extremos não são mais eventos isolados, mas uma expressão grave da crise do clima.

A intensidade e a frequência crescente desses desastres reforçam a urgência por políticas públicas robustas de adaptação e mitigação dos efeitos da mudança do clima.

Em meio à devastação que atinge a todos, é necessário salientar que os impactos recaem de forma ainda mais cruel sobre a vida de mulheres e meninas. É preciso redobrar a atenção para enfrentar a violência contra as mulheres, que tende a aumentar em cenários de crise e desestruturação social. Tragédias climáticas como esta exigem ações imediatas e específicas de proteção.

O Ministério das Mulheres se coloca em alerta e está articulado para, dentro de suas competências, cooperar com os governos estadual e municipal para que as respostas à tragédia climatica sejam pautadas pela equidade para que ninguém, principalmente as mais vulneráveis, seja deixado para trás.

Fonte: Ministério das Mulheres