Nova sede da Defensoria Pública crava um marco na história de Ponta Porã

28/07/2015 14h20

Nova sede melhorará atendimento e proporcionará celeridade dos casos atendidos

Divulgação

A Defensoria Pública da Comarca de Ponta Porã inaugurou, na manhã de sexta-feira (24), sua sede própria, localizada à Rua Presidente Vargas, 1850, no bairro Santa Isabel. O evento, prestigiado por autoridades locais e do Estado, cravou um marco para a instituição na fronteira – já que instalar-se em sede própria, ampla e independente era um sonho da categoria – como incluiu no calendário de Ponta Porã, uma data que significa evolução e melhoria no atendimento à população menos favorecida, justamente no mês de aniversário da cidade.

O coordenador regional da Defensoria Pública, Dr. Pedro Paulo Gasparini, foi o anfitrião, fez as honras da casa e as vezes de cerimonialista. Ele destacou que o novo prédio, além de oferecer aos profissionais melhores condições de trabalho, com uma infraestrutura funcional e que permite uma constante assessoria e espaço para a evolução dos trabalhos dos estagiários, garante mais conforto, agilidade e eficiência no serviço prestado aos assistidos.

“Para se ter uma ideia – revelou – enquanto estávamos instalados em pequenas salas no edifício do Fórum, a média de atendimentos diários variava entre 20 a 30 por dia. Hoje, conseguimos atender entre 50 e 60 pessoas, diariamente, ou seja, duplicamos o alcance dos nossos serviços”.

A Comarca de Ponta Porã possui cinco defensorias, duas criminais e três cíveis. Para o coordenador, este número ainda está aquém das necessidades para ampliar o atendimento aos assistidos. Por isso, duas novas defensorias estão sendo pleiteadas.

INAUGURAÇÃO

A fita inaugural foi descerrada pelo próprio Dr. Pedro, juntamente com o prefeito Dr. Ludimar Novais, e o defensor público Geral do Estado, Dr. Luciano Montalli.

Ao abrir os pronunciamentos, Dr. Pedro Paulo Gasparini, frisou que a missão da Defensoria Pública em Ponta Porã ganha – que é o de incluir, atender e dignificar do cidadão, dar cidadania à população carente – um considerável incremento, que terá reflexo direto no volume, na qualidade e na celeridade dos trabalhos.

O defensor também enalteceu a parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através do prefeito Ludimar Novais, que foi fundamental para que a Defensoria Pública em Ponta Porã continue sendo forte, eficiente e propulsora da democracia, já que o atendimento aos menos favorecidos também é uma prioridade do governo Ludimar Novais.

PRESENTE

O prefeito Ludimar Novais se manifestou em seguida, assinalando que ser uma satisfação ver Ponta Porã evoluindo cada vez mais. Considerou a importância das novas instalações da Defensoria Pública, “que trabalhava espremida em pequenas salas no Fórum”. Lembrou que a Comarca de Ponta Porã recebeu novas varas na esfera judicial, já que a crescente demanda exigia maior número de servidores e mais espaço físico para atender a população, advogados e profissionais do setor. “Isso possibilitou, também, a ampliação do edifício do Fórum e, agora, uma sede própria para a Defensoria, que poderá atuar melhor, com mais conforto e funcionalidade para cumprir suas funções”, acrescentou. “No mês do aniversário de 103 anos de emancipação político-administrativa, que comemoramos com a entrega de obras e o lançamento de outras

ações importantes para a população, este é mais um presente que a cidade recebe”, completou.

HISTÓRIA

O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelino Nunes de Oliveira, narrou trechos de episódios históricos de Ponta Porã, entre os quais o período em que foi território federal. Para ele, a inauguração da nova sede da instituição registra uma data histórica para o município, “que caminha a passos largos, num crescimento constante e ininterrupto, que conta sempre com o empenho do Poder Público e das instituições constituídas”.

O defensor público Geral do Estado, Dr. Luciano Montalli, também assinalou a importância histórica do evento, “que precisa ser preservada, desde os primeiros passos dos heroicos desbravadores”, disse. “Não se constrói o futuro, sem valorizar o passado”, ponderou, finalizando que “este sonho, idealizado pelo meu antecessor Dr. Paulo André Defanti, impulsiona de forma definitiva a missão da Defensoria, que é a de valorizar a cidadania e a dignidade da pessoa”.

Ele enfatizou ainda a importância das novas instalações à população de Ponta Porã e a expectativa de que, com a nova sede, o atendimento e eficiência dos trabalhos desenvolvidos pela Defensoria Pública Estadual no município sejam cada vez melhores. “O prédio novo zela pelo bom atendimento e celeridade dos casos, bem como pelo conforto e acessibilidade, tanto à população quanto aos profissionais da Defensoria Pública que atuam nas comarcas”, pontuou.

Já o Dr. Carlos Marietto, presidente da Associação dos Defensores Públicos do MS (Adep-MS), apontou que “não se faz Justiça sozinho”, referindo-se ao apoio de todas as forças públicas para a melhoria do serviço prestado pelos defensores públicos em Ponta Porã. “A nova sede celebra um carimbo de reconhecimento pelo trabalho já prestado e a valorização desses profissionais diante do Poder Judiciário e marca a verdadeira expressão de suas funções, como instrumentos que são da inclusão e da consolidação da cidadania”, grifou.

PRESENÇAS

Em seguida, os convidados conheceram as instalações da nova sede da Defensoria Pública de Ponta Porã. Além das autoridades já nominadas, foram anotadas as presenças dos defensores públicos de Ponta Porã Patrícia Feitosa de Lima, Lucas Colares Pimentel e Juliane de Assis e Silva Holmes Lins; do Dr. Reginaldo Marinho da Silva, 2º subdefensor público Geral do Estado, da Drª. Salete de Fátima do Nascimento, defensora pública e coordenadora da 2ª Instância da Defensoria Pública, do Dr. Marcelo Marinho da Silva, defensor úblico da Comarca de Amambai, da Drª. Mariza Fátima Gonçalves Calixto, defensora pública da Comarca de Dourados, do Dr. Marcos Francisco Perassolo, defensor público e coordenador da Defensoria Pública da Comarca de Dourados, do Dr. Samuel Sebastião Magalhães, defensor público e coordenador da Defensoria Pública de Dourados, da Drª. Andrea Pereira Nardon Braga, defensora pública e coordenadora da Defensoria Pública Regional Jardim, e do Dr. Andrew Robalinho da Silva Filho, defensor público da Comarca de Paranaíba, licenciado, secretário de Governo da cidade de Paranaíba.

E, ainda, foram assinaladas as presenças do coordenador Especial de Comunicação Social de Ponta Porã, Ricardo Ramos Zacarias, do secretário de Administração de Ponta Porã, Paulo Roberto da Silva, da secretária de Assistência Social de Ponta Porã, Adria Cristina Eubank Almeida, da Drª. Laura Karoline Silva Melo, procuradora do município, representando o Dr. Raphael Modesto Carvalho Rojas, procurador-Geral do Município de Ponta Porã, do secretário de Governo e Relações Institucionais de Ponta Porã, Dr. Luiz Alexandre do Amaral, da coordenadora do Centro

de Atendimento a Mulher/CAM, Drª. Roseluce Lino de Lima Cazagna; dos vereadores Roni Lino e Carlos Bordão.

Também prestigiaram o evento o Dr. Fábio Hilário Martinez e Oliveira, procurador do Estado Regional de Ponta Porã, os juízes de Direito Dr. Adriano da Rosa Bastos, Dr. Marcelo Guimarães Marques e Dr. Eguiliell Ricardo da Silva; as promotoras de Justiça Drª. Clarissa Carlotto Torres, Drª. Patrícia Icassati Almirão, Drª. Gislene Dal Bó e Drª. Ludimila de Paula Castro Silva; o Dr. Modesto Luiz Rojas Soto, presidente da OAB Seccional de Ponta Porã, o Dr. Felipe Vianna de Menezes, delegado da polícia federal, representando a Drª. Paloma Brígido Machado Alves, Delegada Chefe da Polícia Federal, o tenente Grassman, representando o coronel Hélcio Miranda Duque Botelho, comandante do 11º RC Mec., o Dr. Lucas
Soares de Caires, delegado de Polícia Civil, representando o delegado regional de Ponta Porã, Dr. Clemir Vieira Junior; a diretora do Estabelecimento Penal Feminino de Ponta Porã, Monica Gamarra Antunes Rahal e o doutor Daniel Rahal, advogado.

SERVIÇO

Defensoria Pública de Ponta Porã

Avenida Presidente Vargas, n. 1850 – Vila Luiz Curvo (Bairro Santa Isabel) – Ponta Porã/MS – CEP 79904-410. E-mail: [email protected] – Fone/Fax: (67) 3926-6532

Horário de Expediente:

De segunda à sexta-feira – das 7h às 12h e 13h às 17h.

Atendimento ao Público:

Horário de Atendimento: de segunda a quinta-feira – das 7h às 12h. * Os casos urgentes (e portanto fora do horário normal) serão atendidos por defensor público plantonista (67) 9239-3954.

Fotos :  Lucho Rocha

 Dr. Pedro Paulo (dir.) foi o anfitrião do evento