Novos peritos médicos conhecem a rotina de trabalho da Previdência Social

- Foto: Edson Leal/MPS

O segundo e último dia da Jornada de Integração dos novos peritos médicos federais foi dedicado ao conhecimento das rotinas de trabalho da Previdência Social. Nesta quarta-feira (3), as atividades direcionadas aos novos servidores envolveram mesa de diálogo sobre o sistema previdenciário e visita ao Congresso Nacional.

Durante a primeira mesa de diálogo, ao falar sobre o trabalho da Perícia Médica Federal, o secretário do Regime Geral de Previdência Social, Benedito Adalberto Brunca, reforçou a importância do atendimento pericial na vida das pessoas. “Vocês fazem a diferença na vida de pessoas que procuram a Previdência Social em busca de algum grau de proteção. Nem sempre os que nos procuram terão o direito ao benefício, mas no momento da perícia tem de haver profissionalismo, acolhimento e atenção”.

O diretor do Departamento de Perícia Médica Federal, dr. Álvaro Friderichs Fagundes, abordou temas como histórico e estrutura da Perícia Médica Federal como forma de ambientar os novos servidores e mostrar a importância do trabalho pericial. “Cada vez mais a sociedade procura os serviços da Previdência Social, o que mostra a relevância dos benefícios previdenciários e assistenciais, os dois maiores programas de proteção social do Brasil”, afirmou Fagundes.

Além disso, a coordenadora da Câmara de Coordenação e Revisão Previdenciária da Defensoria Pública da União (DPU), Patricia Bettin Chaves, lembrou aos presentes que questões sociais devem ser consideradas na hora da avaliação para evitar judicialização. “Devemos ter sensibilidade para questões sociais e geográficas para entender as limitações e vulnerabilidades das pessoas que procuram o serviço pericial”.

No encerramento do evento, os novos peritos realizaram uma visita à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.

A Jornada de Integração foi promovida pelo Ministério da Previdência Social para promover a ambientação dos 500 novos peritos médicos federais aprovados no concurso realizado em 2025. O primeiro dia de evento teve a participação do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz. “Vocês são uma grande esperança que nós temos. Uma grande esperança que a gente possa chegar mais perto daquelas pessoas que precisam, que depositam no Estado a confiança de ter o seu direito assegurado”, discursou na ocasião.

Durante os dias 2 e 3 de setembro, foram realizadas mesas de diálogos para que os profissionais entendessem a dimensão do que é trabalhar como servidores do Governo Federal e, principalmente, a relevância dos serviços prestados  pela Previdência Social aos cidadãos de todo o país.

Fonte: Ministério da Previdência Social