A Ouvidoria do MDS chegou em novembro de 2025 com o recorde de 47,7 milhões de atendimentos, superando todo o ano passado. Deste total, 77,9 mil foram registros de elogios, sugestões, reclamações, solicitações e denúncias recebidas e tratadas pela unidade.
Esse volume reflete a confiança crescente da população no Disque Social 121″
Eliana Pinto, ouvidora do MDS
“Esse volume reflete a confiança crescente da população no Disque Social 121, serviço de utilidade pública que se firmou como o principal elo entre o cidadão e as políticas do ministério e do Governo Federal”, destacou a ouvidora Eliana Pinto.
O objetivo central é transformar manifestações em resultados, assegurando análise rigorosa e retorno rápido. A Ouvidoria produziu 89 relatórios, abordando temas relacionados a programas e benefícios, questões como discriminação, racismo, assédio moral e sexual, violência contra a mulher e outras situações de vulnerabilidade.
Mesmo com o aumento da demanda, o tempo médio de resposta foi de seis dias, permanecendo muito abaixo do prazo legal de 30 dias e significativamente inferior à média das ouvidorias do Poder Executivo Federal, que é de 17 dias.
Outro destaque importante de 2025 foi o início da estruturação de uma Rede Temática de Ouvidorias de Assistência Social, que visa integrar as ouvidorias do SUAS para converter o volume de atendimentos fragmentados em inteligência de dados qualificada, garantindo que a escuta seja técnica, padronizada e assertiva em todo país.
Para isso, foram realizados encontros regionais em: sete capitais estratégicas, que convergiu na realização do Primeiro Encontro Nacional de Ouvidorias da Assistência Social, em Brasília, em novembro de 2025.
Leia também: MDS participa de Encontro Nacional de Ouvidorias da Assistência Social
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome


