“O SUAS trabalha por quem mais precisa no Brasil”, afirma Wellington Dias

Foto: André Oliveira / MDS

Em participação no encontro que celebra os 25 anos do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, falou sobre a importância do papel desempenhado pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na promoção da proteção e inclusão social, em todo o país.

Segundo o ministro, a conferência é um momento de fortalecimento desse trabalho, marcado pela oportunidade da troca de experiências entre os gestores. O titular do MDS reiterou que o Governo Federal seguirá trabalhando para integrar e ampliar as ações da assistência social, em parceria com estados, municípios e sociedade civil.

“O compromisso do governo é fortalecer o SUAS de forma intersetorial. Agora, também o setor privado reconhece o papel essencial da assistência social e se soma a esse esforço coletivo”, afirmou Wellington Dias, nesta quinta-feira (6.11).

O ministro ressaltou ainda que o encontro é uma oportunidade para aprimorar o trabalho e, com isso, qualificar os serviços prestados à população mais vulnerável. “Vamos sair desta conferência ainda mais preparados para alcançar resultados. O SUAS é que trabalha por quem mais precisa no Brasil”, ressaltou o titular do MDS.

Wellington Dias prosseguiu: “Mas o que eu quero aqui, na verdade, é saudar e agradecer. Agradecer, porque nós já alcançamos uma redução expressiva da extrema pobreza, uma vitória muito importante. Ou seja, as pessoas não só estão saindo da fome, mas passando pelo trabalho, pela oportunidade, a ter uma condição de também superar a pobreza”, ressaltou.

Os números refletem os resultados das ações integradas de programas como o Bolsa Família, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Acredita no Primeiro Passo, além do Plano Brasil Sem Fome. As iniciativas do Governo do Brasil articulam transferência de renda, segurança alimentar e geração de oportunidades de trabalho e renda.

25º Encontro

Com o tema “25 anos de Encontros Congemas: Memórias, Resistências e Consolidação em Todo o Brasil”, o evento buscou aprofundar o diálogo sobre a relação intersetorial e os desafios para ampliar a proteção social e universalizar direitos.

Além de celebrar as conquistas do Congemas, ao longo de 25 anos, e dialogar sobre os desafios a serem superados, o evento reafirmou o papel estratégico da gestão local e da cooperação federativa na consolidação do SUAS.

Oficinas temáticas, mesas de debate e a apresentação de boas práticas de todo Brasil integraram a programação, reforçando a importância da escuta dos territórios para a qualificação das políticas públicas.

Nesta quinta-feira (6.11), a cerimônia contou com a presença do secretário nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão, e da presidenta do Congemas, Penélope Andrade, que ressaltou que a participação do ministro Wellington Dias na programação é um gesto de comprometimento com os profissionais que atuam no SUAS.

“A presença do ministro nos honra e nos orgulha. É um gesto de reconhecimento não apenas ao colegiado, mas principalmente a quem faz o SUAS acontecer na vida da população brasileira”, destacou a presidenta do Congemas.

O encontro teve participação de gestores que vieram de todas as regiões do país, além presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Edgilson Tavares; do presidente do Fundo Nacional Nacional de Assistência Social (FNAS), José Arimateia de Oliveira; e de representantes do Fórum Nacional dos Secretários de Estado da Assistência Social.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome