Oceano é uma potencial fonte de energia renovável

Foto: Diego Galba/MCTI

Especialistas nacionais e internacionais debateram nesta sexta-feira (14) o papel crucial das energias renováveis offshore (energia renovável capturadas no mar, como a força do vento, das ondas e das marés) na transição energética global. O encontro ocorreu na Casa da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sede da pasta em Belém (PA) durante a 30º Conferência Nacional das Nações Unidas sobre Mudança de Clima (COP30).

Participaram da mesa Energy Transition: Offshore Renewables (Transição Energética: Energias Renováveis Offshore) o diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (Inpo), organização social vinculada ao MCTI, Segen Estefen; o professor da Saga University, no Japão, Yasuyuki Ikegami; e a chefe da Secretaria da Global Offshore Wind Alliance (Gowa), Amisha Patel.

Eles falaram sobre como a tecnologia pode aproveitar os recursos do oceano e oferecer uma maneira de gerar grandes quantidades de energia limpa para atender à crescente demanda global. Embora enfrente desafios, como custos iniciais mais elevados, o desenvolvimento dessas fontes é impulsionado por objetivos importantes: descarbonização, segurança energética e estabilidade da rede elétrica.

Casa da Ciência

A Casa da Ciência do MCTI, no Museu Paraense Emílio Goeldi, é um espaço de divulgação científica, com foco em soluções climáticas e sustentabilidade, além de ser um ponto de encontro de pesquisadores, gestores públicos, estudantes e sociedade. Até o dia 21, ela será a sede simbólica do ministério e terá exposições, rodas de conversa, oficinas, lançamentos e atividades interativas voltadas ao público geral. Veja a programação completa.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação