17.5 C
Ponta Porã
sábado, 17 de outubro, 2026

Operação Arcarius investiga lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas


Ribeirão Preto/SP- A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 22/03/2022, a Operação Arcarius, para combater a prática dos crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro, preponderantemente, oriundos do tráfico de drogas.

Trata-se de investigação da PF em conjunto com Ministério Público do Estado de São Paulo, através do GAECO de Ribeirão Preto/SP.

Deu-se cumprimento a três mandados de busca e apreensão na cidade de Ribeirão Preto, expedidos pela 5ª Vara Criminal da Justiça Estadual da Comarca de Ribeirão Preto, com o objetivo de localizar provas que vinculem os investigados aos fatos apurados. 

A forma de agir do grupo consistia na abertura de empresas de fachada com sócios laranjas, com a finalidade de criar um sistema financeiro empresarial destinado a disfarçar a origem dos recursos ilegais, bem como, possibilitar o seu uso por parte dos verdadeiros criminosos como se lícitos fossem.

Esse esquema perdurou até meados do final do ano 2018 e início do ano de 2019 e, justamente, com as medidas de busca e apreensão, além das provas contra os atuais investigados, procura-se informações que possam identificar os beneficiários dessa estruturação criminosa e reais detentores dos recursos de origem ilícita.

O crime de lavagem de dinheiro está previsto no art. 1º da Lei 9613/98 e é punido com pena de reclusão de 3 a 10 anos. Por sua vez, o crime de associação criminosa é previsto no art. 288 do CP.

Comunicação Social da PF em Ribeirão Preto

Fone: (16) 3238-5200

E-mail: [email protected]